Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
MAPEAMENTO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Veruska Prado Alexandre, Sara Adna Pereira da Silva

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


A criação de ambientes favoráveis à saúde é um dos campos da promoção da saúde (PS). Esta atividade buscou mapear ações de PS realizadas no âmbito da UFG e analisar as ações mapeadas quanto ao conceito de PS e temas. O mapeamento de ações foi realizado na UFG por estudantes da disciplina “Promoção da saúde 1/ Nutrição”. As ações compuseram um banco de dados (MOYSÉS; KUSMA, 2009). A análise foi descritiva: objetivo, atuação e público alvo. Em seguida fez-se classificação das ações quanto ao conceito de promoção da saúde - comportamental ou processo social (SÍCOLE; NASCIMENTO, 2003) e temas prioritários descritos na Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS (BRASIL, 2014). Foram mapeadas 13 ações em 2017, estas buscavam promover o diálogo, o acesso à informação sobre saúde mental, gênero e transsexualidade; sensibilizar para a prática sustentável da agricultura orgânica; incentivar o uso sustentável da biodiversidade, promover comportamentos saudáveis no âmbito universitário e incluir pessoas com deficiência em práticas corporais e artísticas. Dentre as formas de atuação: grupos de estudo, rodas de conversa, seminários e reuniões; atuação em grupos; oferta de práticas integrativas e complementares; campanhas educativas e práticas artísticas, corporais e exercício físico. As ações com enfoque individual (tutoria, mentoria, atendimentos) seguiam metodologia dialógica. Público-alvo: servidores, estudantes, cuidadores (profissionais de saúde e acompanhantes) e população em geral.

A maioria das ações remetem ao conceito de PS comportamental pelo enfoque individual. Algumas ações se vinculavam a PS enquanto processo social, abordando estresse e isolamento pessoal. Foram identificados quatro temas prioritários da PNPS: II- Alimentação adequada e saudável, III- Práticas corporais e atividades físicas, VII- Promoção da cultura da paz e VIII- Promoção do desenvolvimento sustentável. No geral as ações de PS/ UFG estão vinculadas a aspectos comportamentais, mas tendem a atuar favorecendo a integração dos participantes e construção de vínculos.


Referências


BRASIL. Portaria nº 2.446, de 11 de novembro de 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da saúde. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 nov. 2014. Seção 1, p. 68.

 

MOYSÉS, S.T.; KUSMA, S.Z. Ambientes saudáveis em Curitiba: Experiências de sucesso de ações intersetoriais de promoção da saúde e desenvolvimento local. Curitiba-Pr. 2009. 71p.

 

SÍCOLE, J. L.; NASCIMENTO, P.R. Promoção de saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.7, n,12, p.101-22, fev 2003.