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FRONTEIRA DE EXPECTATIVAS NO MUSEU: O “ARTISTA NORDESTINO” DE MOACIR DOS ANJOS
Última alteração: 2018-06-11
Resumo
É fundamental repensarmos relações de poder assentadas em noções de “centro” e “periferia”, “hegemônico” e “subordinado” e “lá” e “cá” que atribuem às produções artísticas realizadas fora do eixo Rio-São Paulo o caráter de “regionais”. Pretendemos aqui discutir a ideia de “artista nordestino” a partir da exposição Nordestes (1999, Sesc Pompéia, São Paulo), a primeira de uma série de curadorias de exposições – coletivas e individuais – realizadas por Moacir dos Anjos, como curador principal, que discute, a partir de um referencial teórico pós-colonial e do debate sobre globalização, como a obra desses artistas problematizam questões geográficas e culturais, redefinindo noções de região e aquilo que foi chamado de cultura “regionalista”.
Palavras-chave
Moacir dos Anjos; regionalismo; identidades; exposição.
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