Portal de Conferências da UnB, VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência - projeto “Nas Ondas do Rádio”
Alessandra Possebon

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Apresentação

O projeto visa a criação de uma rádio com objetivos educativos e comunitários na zona rural de Alto Paraíso de Goiás.  A primeira parte do projeto foi realizada em julho de 2012, junto a jovens e adultos assentados – muitos deles em situação de vulnerabilidade social - através de oficina de formação em radialismo.

Contextualização

No final de 2003, uma área rural de Alto Paraíso de Goiás foi ocupada pelo MST, resultando no “Assentamento Sílvio Rodrigues”. Cerca de 120 famílias foram assentadas pelo INCRA, sendo que a maioria delas não tem acesso à energia elétrica e água encanada.

Na área, já existia desde 1960 a Cidade da Fraternidade, uma comunidade cristã-espírita que hoje é a única área social do assentamento em funcionamento e tem como compromisso a realização de projetos e atividades atinentes ao desenvolvimento social, econômico, cultural e ecologicamente sustentável.

Grande parte dos trabalhos estão relacionados à única escola do assentamento e região, o Educandário Humberto de Campos, instituição filantrópica que atende 200 alunos.

O desenvolvimento de uma rádio no assentamento se faz necessária, porque a comunidade não possui nenhum meio de comunicação interno e através de pesquisa realizada pela UNB em 2011 revelou-se que o principal meio de comunicação acessado pelos moradores é o rádio.

Descrição

A primeira oficina de radialismo foi realizada pela proponente entre os dias 16 e 20 de julho de 2012 para 14 participantes entre  alunos, professores, direção do Educandário e comunitários.

Foram trabalhadas as temáticas: História do rádio com audição de programas radiofônicas e exibição de documentário,  gêneros e formatos radiofônicos com audição de programas e exercícios críticos, elaboração de roteiro e iniciação à edição sonora.

Os oficineiros escreveram de maneira autônoma o roteiro do programa piloto e o produziram. O programa foi dividido em blocos e dois jovens ficaram responsáveis por cada editoria. O programa piloto tem o tempo do intervalo da escola: 15 minutos.

Foi definida a criação de uma rádio escolar envolvendo todos os interessados. A programação será realizada diariamente ao vivo no horário da entrada com músicas e informativos e será produzido semanalmente um programa de caráter informativo e cultural que será transmitido no intervalo das aulas. O projeto visa que a rádio seja expandida para todo o assentamento.

O programa piloto foi transmitido para todos os alunos do Educandário no dia 9 de agosto. Para dar continuidade ao projeto foi realizada uma reunião entre os estudantes e comunitários para a organização da produção dos próximos programas.

Referencial Bibliográfico

BARBEIRO,H. ; LIMA, P. R. Manual de radiojornalismo: produção, ética e Internet. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

CALDART, Roseli Salete. O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio educativo. Estudos avançados, 2001, vol.15, n.43, pp. 207-224.

PERUZZO, Cicília K. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 1998.

SAYAD, Alexandre Le Voci. Idade Mídia – a comunicação reinventada na escola. São Paulo, Aleph, 2011.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação. São Paulo: Paulinas, 2011.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.