Portal de Conferências da UnB, VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Tamanho da fonte: 
Viração Educomunicação: Revista Viração, Agência Jovem e outros
Cristina Paloschi de Oliveira, Paulo Pereira Lima

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Criada em 2003, Viração Educomunicação tem a missão de fomentar e divulgar processos e práticas de educomunicação e mobilização entre jovens, adolescentes e educadores para a efetivação do direito humano à comunicação e para a transformação socioambiental. Impactou mais de 3,5 milhões de pessoas no Brasil com seus principais produtos: Revista Viração e Agência Jovem de Notícias, além de dezenas de projetos especiais.

Viração adota o referencial teórico do campo de intervenção socioeducativa denominado “educomunicação”, definido pelo NCE-USP. Viração conta com o apoio institucional de Ashoka, Mckinsey, UNICEF, UNESCO, Andi Comunicação e Direitos, IPAZ e Fundação Friedrich Ebert, entre outros.

Tem como eixos estratégicos: ação em rede, formação educomunicativa, educação entre pares, participação política de adolescentes e jovens e monitoramento/incidência política.

Atuando em rede, construímos expertise em articulação entre gerações distintas e diversas formas de organização. Em 2008, na 1ª Conferência Nacional da Juventude foi criada a Rede Nacional dos Adolescentes e Jovens Comunicadores (RENAJOC), um dos principais meios de realização da revista, nacional, de periodicidade mensal, com conteúdo produzido e editado por adolescentes e jovens, num processo participativo e democrático.

Promovemos formações de educação entre pares com temas da adolescência e juventude, relacionando-os com os Direitos Humanos e incentivando os participantes a fazer valer o direito à participação e à comunicação.

No âmbito político, integrantes da Viração têm assento no Conjuve e temos atuado na mobilização para Conferências Nacionais da Criança e do Adolescente e também da Juventude. Em 2012, na 9ª CNDCA, realizamos cobertura educomunicativa em 17 estados e na etapa nacional. Fizemos o mesmo na 1ª Confecom e nas Conferências Nacionais de Juventude. A Revista, distribuída nacionalmente, ainda divulga conteúdos relevantes e ajuda a subsidiar mobilização política e cidadã.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.