Portal de Conferências da UnB, VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Tamanho da fonte: 
Rádio Web Saúde: Um novo jeito de falar sobre saúde
Pereira de Sousa

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


INSTITUIÇÃO: Universidade de Brasília

PERÍODO: NOVEMBRO DE 2011 A JUNHO DE 2012

OBJETO GERAL: A utilização das estratégicas de comunicação para informar sobre saúdecom formato diferenciado, a partir da observação crítica dos estudantes de Gestão em Saúde Coletiva.

OBJETIVOS: Produzir conteúdos em áudio e vídeo sobre o campo da saúde coletiva; avaliar os processos de comunicação em saúde por intermédio da Rádio Web Saúde; registrar as experiências exitosas do SUS a partir do acompanhamento a eventos, entrevistas e realização de oficinas de comunicação em saúde.

RESUMO: Como estratégia de comunicação medida por tecnologias, a Rádio Web Saúde UnB se apresenta como mediadora dos processos comunicacionais aplicados aos estudos dirigidos de comunicação em saúde a partir do modelo de muitos para muitos, tendo a web como canal de comunicação dialógico. A iniciativa dos estudantes converge com estímulos didáticos, técnicos e metodológicos para estabelecer cenários de produção de conhecimento em saúde, com foco no exercício da cidadania e na democratização da comunicação.

METODOLOGIA: Este estudo consiste em um relato de experiência vivenciado pelas discentes de graduação da Universidade de Brasília, no período de novembro de 2011 a junho de 2012. Contempla a pesquisa participativa direcionada às comunidades envolvidas nas investigações de campo que procuram, por meio da internet, promover ações plurais e dialógicas, no sentido de socializar a informação em saúde de maneira criativa e dinâmica.

RESULTADOS: A rádio acompanhou nove eventos de âmbitos nacional e internacional, cumprindo seu objetivo principal de ser socializadora de informação em saúde, levando as discussões sobre as políticas saudáveis para além dos muros da academia.

ANÁLISE CRÍTICA: A comunicação em saúde ainda é um grande desafio tanto para academia quanto para os serviços, pois falar de saúde requer mais que o domínio das ferramentas da comunicação. Assim, esta iniciativa se desafia a proporcionar acesso à informação por intermédio das ações de comunicação em saúde, mas como garantir que todos terão acesso? Como fazer uma comunicação em saúde inclusiva? Estes e outros desafios estão postos.

CONCLUSÃO: A informação em saúde tem grande influência na vida das pessoas. Com isto nota-se a grande importância de uma abordagem diferenciada na comunicação em saúde que auxilie a comunidade, profissionais e estudantes a desenvolverem um pensamento crítico e se posicionarem diante dos desafios do SUS.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.