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Jovem Informação: Protagonismo Juvenil e Leitura Crítica da Mídia
Cleymenne Cerqueira Barbosa, Flávia da Guia Gonçalves

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar as experiências vivenciadas na realização do Projeto Jovem Informação: Protagonismo Juvenil e Leitura Crítica da Mídia, desenvolvido em 2007 como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília. Por meio do  apoio da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), da Fundação W.K. Kellogg, e do Instituto Alana no âmbito do Programa InFormação - Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo, as pesquisadoras desenvolveram oficinas de fotografia em lata e jornal mural com 33 adolescentes de três escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa teve como intuito obter subsídios para entender até que ponto o conhecimento de como são produzidas as notícias e as imagens ajudam os adolescentes a desenvolver uma leitura crítica em relação aos produtos oferecidos pela mídia. Durante as oficinas discutimos com os adolescentes a realização de leituras criticas de notícias e imagens divulgadas pela mídia, protagonismo juvenil e mobilização social tendo como base estudos de Antonio Carlos Gomes da Costa, Bernardo Toro e Graça Caldas, entre outros. Inspiradas pela riqueza de comentários sobre futuro por parte dos adolescentes, além do jornal mural nas escolas,  nasceu a Exposição Sonhos em Buracos de Agulha, uma relação entre as fotos confeccionadas com a técnica pin-hole e textos com relatos de seus projetos de vida para  2017, que ocupou o espaço de exposições da Biblioteca da UCB em abril de 2008. Em 2009 as pesquisadoras escreveram um artigo que está no livro Infância e Consumo: Estudos no Campo da Comunicação. Em 2010 as atividades foram oferecidas em Orizona – GO e também em escolas do Distrito Federal. Sempre em contato com os participantes do projeto, as pesquisadoras pretendem realizar um encontro com os 33 adolescentes da primeira oficina para saber sobre o andamento de seus projetos de vida mencionados nos textos produzidos para a exposição.

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