Portal de Conferências da UnB, VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Tamanho da fonte: 
TV VILA EMBRATEL – Uma experiência de Web TV Comunitária a partir de uma solução de sistemas de gerenciamento de conteúdo.
Anissa Ayala Rocha da Silva Cavalcante, Jessica Wernz de Deus, Márcio Carneiro dos Santos

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Categoria: Relato de Experiência

 

RESUMO

 

A internet tem se destacado como um meio capaz de promover relações participativas e interativas entre produtores (emissores) e consumidores (receptores) de conteúdo, inclusive possibilitando a alternância entre esses papéis, antes rígidos nos modelos tradicionais da comunicação massiva. Essas transformações se intensificaram com o desenvolvimento de sites, blogs e redes sociais, formatos que favorecem a rápida produção e divulgação do material de responsabilidade dos usuários. A partir desse contexto é cada vez mais frequente a participação de pessoas que não são profissionais de comunicação, na construção de conteúdo de caráter jornalístico. Usuários que fazem da internet um veículo aberto para diversas manifestações de opinião.

O projeto TVVE nasceu a partir do edital  REID/CASA BRASIL 2010, com financiamento do CNPq, que buscava propostas que envolvessem inclusão social através da tecnologia. As ações foram realizadas durante o ano de 2011, no Núcleo de Extensão da UFMA – NEVE – no bairro da Vila Embratel, um dos maiores da cidade. O bairro Vila Embratel se caracteriza pela falta de planejamento na ocupação da área urbana com suas habituais consequências como saneamento precário, asfaltamento deficiente, acúmulo de lixo nas principais vias, carência de transporte público urbano e oportunidades de trabalho, além de índices de violência acima da média. Esses indicadores têm impactos no segmento infanto-juvenil, já que quase metade da população do estado está compreendida entre a faixa etária de 0 a 19 anos.

            A partir da execução do projeto, foram realizadas oficinas de produção audiovisual e a formatação de um canal web na internet para a divulgação do material produzido pela equipe que foi constituída entre os alunos das oficinas que mais se integraram às ações.

                O experimento de produção comunitária envolveu alunos bolsistas do curso de Comunicação Social da UFMA, bem como das escolas públicas do bairro. Nas discussões iniciais com os jovens, uma das suas principais reclamações era de que a mídia só cobria a Vila Embratel a partir dos fatos negativos, ignorando atividades culturais, esportivas e cívicas que também aconteciam lá. A ideia de um canal de comunicação alternativo que pudesse veicular um noticiário positivo, sob a ótica dos moradores, surgiu desses primeiros encontros. O projeto TV VE foi uma iniciativa para viabilizar esse canal.

                As escolhas técnicas indicaram uma solução que permitisse aos participantes não só produzir mas também veicular seu material na internet sem a necessidade de conhecimentos de programação ou semelhante. Foi escolhido então um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) implementado pela plataforma WEBS, através de um plano gratuito que possibilitou o registro e operacionalização do site www.tvvilaembratel.com.br . O presente trabalho é um relato dessa experiência.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.