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O feminino nas eleições presidenciais - o discurso de Veja e Isto É sobre as mulheres candidatas
Mariangela Monfardini Biachi

Última alteração: 2012-08-15

Resumo


PALAVRAS-CHAVE:  discurso, mulheres, política, ideologia, jornalismo

  

RESUMO

A presente proposta insere-se no âmbito da articulação entre gênero, política e jornalismo e tem como cenário a disputa eleitoral de 2010 para o cargo de presidente da República no Brasil. Pela primeira vez, duas mulheres estiveram entre os três principais candidatos obtendo, juntas, 60,24% dos votos válidos no primeiro turno das eleições. Num país onde a política é fortemente marcada pela masculinização do poder institucionalizado, o ineditismo do fato é terreno fértil para investigação acadêmica e pontua pertinentes interrogações para o estudo do jornalismo.

            A pesquisa pretende verificar as estratégias discursivas adotadas por duas revistas de informação semanal no Brasil - Veja e IstoÉ - a respeito das candidatas Marina Silva (Partido Verde – PV) e Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores – PT). O objetivo é compreender como o feminino foi construído pelo veículo ao ser inserido, pela primeira vez, num espaço social e político historicamente representado por agentes do sexo masculino.

            Essas revistas desempenham um papel importante na formação da opinião pública e no agendamento de outros veículos de comunicação. Além disso, apresentaram posicionamentos políticos distintos durante a cobertura da campanha presidencial. Enquanto Veja se mostrou favorável ao candidato José Serra, IstoÉ pareceu apoiar a candidata Dilma Rousseff. Apesar destas diferenças editoriais, nossa hipótese é de que ambas as publicações reforçam papéis sociais e estereótipos atribuídos cultural e historicamente ao feminino que se inscrevem no processo de legitimação e deslegitimação da mulher no papel de protagonista do jogo político do país.

            Para a análise dos textos será adotada a Análise de Discurso Crítica (ADC) que dialogará com estudos do newsmaking, bem como com o conceito de ideologia definido por John B. Thompson em Ideologia e Cultura ModernaTeoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa.  Serão analisadas matérias publicadas entre abril e outubro de 2010, quando se encerra o primeiro turno das eleições.


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