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Educação Social pelos “Campos” de São Borja
Suelen Soares da Silva

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


De acordo com a resolução CNE/CEB nº 1, de 03/04/2002 do Conselho Nacional de Educação, das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, ficou reconhecida a importância de que se crie uma educação diferenciada entre alunos do campo e da cidade. Com isso as escolas do campo passariam a ter um currículo, que atenda suas necessidades locais, com atividades específicas, ligadas ao meio em que vivem e não mais um currículo que os apartassem de suas raízes e saberes cotidianos. A resolução atende aos agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, quilombolas, seringueiro e todos aqueles indivíduos que possuam de alguma forma uma ligação com o campo.

A partir disso, neste trabalho, objetivamos através de relato, expormos a nossa experiência no Projeto de Extensão Pedagogia Freireana - Educação Social no campo, desenvolvido por docentes e discentes,da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no segundo semestre de 2011, o qual, foi dividido em quatro módulos:

1º módulo: Concepções teórico-metodológicos da educação popular;

2º módulo: Educação Popular e Movimentos Sociais;

3º módulo: Os desafios de ser educador popular nos diversos espaços de atuação política;

4º módulo: Sistematização e socialização de experiências e saberes populares.

Neste relato de experiência, procuramos pontuar, algumas questões específicas, como: as formações de professores da rede municipal de ensino de São Borja, a formação educomunicadora de docentes e discente-bolsistas da UNIPAMPA e a experiência em sala de aula, com os alunos das séries multisseriadas do campo, bem como das atividades aplicadas pelos bolsistas do projeto.


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