Portal de Conferências da UnB, VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Tamanho da fonte: 
Estado da Arte de Comunicação e Democracia
Luisa Maranhão Araújo

Última alteração: 2012-08-10

Resumo


O artigo proposto é parte da pesquisa da dissertação de Mestrado a ser escrita, cujos eixos temáticos são comunicação e democracia. A dúvida inicial era compreender como a sociedade utiliza-se dos meios de comunicação para organizar manifestações sociais e provocar mudanças no governo questionado. Diante da possibilidade de tantos meios a serem usados pela população, de diversas maneiras, de várias teorias que poderiam fundamentar a pesquisa, tornou-se conveniente um estudo do estado da arte, na área, para poder continuar a investigação.

A metodologia adotada irá abarcar leitura de artigos de seis revistas de Comunicação: ContraCampo, Galáxia, E-Compós, Intercom, Famecos, Contemporânea e Comunicação, Mídia e Consumo, as quais possuem melhor qualificação no Qualis, da Capes. No entanto, durante a seleção dos artigos, a primeira revista, especializada em cinema, foi retirada do objeto de estudo, pois não apresenta relação com esta pesquisa. Ao final, 47 artigos foram escolhidos para esta etapa.

Devido a questões de tempo e espaço, o objeto de estudo deste artigo, em específico, será composto por 6 produções da E-Compós, da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compôs), e 10 Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A seleção está restrita as publicações dos anos de 2007 a 2012. A metodologia utilizada, estado da arte, de Norma Ferreira, auxiliará no conhecimento de “o quê” e “o como” os trabalhos da área se posicionam com relação aos dois eixos temáticos iniciais.

A leitura dos artigos permitirá outros conhecimentos, como: os meios de comunicação comunitários, de sites governamentais, de exemplos de comunicação na América Latina etc. Assim, ela auxiliará para uma compreensão que justifique as mudanças ou manutenções do uso dos meios de comunicação por parte da população, que se apresenta insatisfeita com alguns representantes políticos dos respectivos estados e países. 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.