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Agência de Comunicação Solidária: uma experiência em produção midiática para fortalecimento de grupos culturais.
Débora Amaral Mozelli

Última alteração: 2012-08-10

Resumo


Em nosso artigo, discutiremos a experiência da Agência de Comunicação Solidária (ACS), projeto realizado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) desde 2006. Trata-se de uma iniciativa que agrega e capilariza ações de comunicação que contribuem para o fortalecimento institucional de grupos e movimentos comunitários da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Atualmente, a ACS atende mais de 40 grupos e é financiada pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

A AIC é uma entidade criada em 1993, quando um grupo de estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais se reuniu para produzir a TV Sala de Espera, primeira TV comunitária de Belo Horizonte. Neste projeto, moradores da região Nordeste do município realizavam programas sobre educação sanitária, saúde pública e qualidade de vida, veiculados nos centros de saúde públicos dos bairros Ribeiro de Abreu e Paulo VI. A partir dessa experiência, foi fundada a AIC, já com o direcionamento para um trabalho que pensa a democratização da comunicação e a ocupação do espaço público por grupos que estão à margem da produção e da representação midiática.

Ao longo de quase vinte anos, a AIC desenvolveu uma série de outros projetos, sendo a Rede Jovem de Cidadania (RJC) o de maior alcance e visibilidade no país. No ar desde 2003, a RJC produz, em colaboração com grupos e movimentos juvenis, programas exibidos pela Rede Minas de Televisão e pela TV Brasil.

Alguns princípios e conceitos, como o acesso público à produção midiática, o trabalho em rede e a comunicação estratégica, tornaram-se basilares para a atuação da entidade. Foi nesse horizonte de atuação que surgiu a Agência de Comunicação Solidária. Desde 2006, o projeto atende grupos sem fins lucrativos, de participação comunitária, empenhados na promoção da cultura e da cidadania, propondo a eles uma parceria no desenvolvimento de ações de comunicação integrada. O projeto surge do entendimento de que o potencial da comunicação de trazer visibilidade para causas e ações deve ser expandido, de forma a contribuir para a mobilização social e para o fortalecimento institucional dos grupos.

Nesse sentido, são desenvolvidos sites, atividades de assessoria de imprensa, logomarcas, cartazes, flyers, folders e outras peças que pretendem fortalecer o diálogo entre os grupos atendidos e seus respectivos públicos. A elaboração de tais peças ocorre de forma colaborativa, ou seja, a equipe de profissionais da ACS atua em conjunto com integrantes dos grupos parceiros nas etapas de criação dos produtos. É uma maneira de garantir que a peça saia com “a cara do grupo” e de aproveitar o momento do encontro para promover uma formação sobre os temas que cercam a comunicação.

Além dos produtos, também são realizados processos formativos que buscam capacitar esses grupos para elaborar projetos de captação de recursos e investir no seu desenvolvimento institucional. A equipe da ACS também publica um boletim quinzenal, que reúne editais de financiamento de projetos e outras oportunidades nas áreas de cultura, cidadania e desenvolvimento humano.

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