Portal de Conferências da UnB, VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Tamanho da fonte: 
Juventude e telejornalismo público: a proposta de novos olhares no consumo e produção de informação televisiva
Iluska Maria da Silva Coutinho, Caio Cardoso de Queiroz, Diego Rezende

Última alteração: 2012-08-14

Resumo


A oferta de Jornalismo de uma empresa pública de televisão teria que se caracterizar pela oferta de relatos mais inclusivos, capazes de captar e oferecer maior amplitude a vozes e imagens de atores sociais que não tem acesso na mídia de exploração comercial. A inclusão em sua agenda comunicativa de temas e abordagens menos convencionais é inclusive uma das propostas constituintes da TV Brasil, emissora pública brasileira que teria ainda como compromisso o debate aprofundado de temas relevantes e nem sempre visíveis nos canais televisivos de exploração privada. Para além da opção por temáticas e adoção de fontes ausentes do jornalismo hegemônico, a proposta é por compreender em que medida há nesse espaço público de televisão o  uso de formatos audiovisuais também diferenciados da linguagem telejornalística tradicional. Nesse trabalho propõe-se avaliar o quadro Outro Olhar, veiculado no Repórter Brasil Noite, como uma estratégia de apropriação do espaço jornalístico na tv pública para a construção de debates e de uma nova agenda temática, com a participação de diferentes núcleos sociais. Tomando como locus de experiência em comunicação cidadã e observação, uma série de oficinas de Telejornalismo e fotografia realizadas em Juiz de Fora - MG busca-se, em diálogo com a percepção de adolescentes participantes, compreender quais são as possibilidades de apropriação das ferramentas audiovisuais e jornalísticas para a conquista de espaço de jovens, e de suas narrativas, também na emissora de televisão pública brasileira.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.