Portal de Conferências da UnB, VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Tamanho da fonte: 
Tecnologia e agricultura familiar: como um computador com acesso à internet pode transformar o cotidiano rural
Angélica Elisa Sonaglio

Última alteração: 2012-08-10

Resumo


A chegada de um computador com acesso à internet leva com eles mudanças de comportamento a qualquer ambiente. Quando falamos da inserção desta tecnologia em uma propriedade de agricultores familiares que, em geral, moram em locais de difícil acesso aonde as tecnologias tendem a chegar depois dos grandes centros urbanos, essas mudanças podem se tornar mais marcantes em relação à inserção daquela família ou comunidade nas novas formas de acesso.

Por se tratar do acesso à comunicação e das transformações cotidianas em decorrência da chagada do mundo online, este trabalho procura entender o novo posicionamento do cotidiano rural frente a estas novas possibilidades. Para isso, após estudo cultural e histórico, a cidade de Joaçaba, localizada no meio oeste de Santa Catarina, foi escolhida como centro desta pesquisa, bem como as cidades que fazem limite territorial com a mesma. A forte presença da agricultura familiar foi fator decisivo na escolha da região pesquisada.

O primeiro capítulo deste artigo apresentará a região estudada e suas características, desde histórico até sua configuração atual. A segunda parte fará a ponte entre a tecnologia e o campo, apresentando fatores que possibilitaram a inserção destas novas opções, passando pelos incentivos governamentais e teorias referentes ao uso e apropriação das tecnologias.

Passando sobre os conceitos de cultura e cultura digital, o terceiro capítulo traz a folkcomunicação como parte do trabalho. A folkcomunicação encontra-se inserida no contexto como forma de comunicação "não formal", aonde o indivíduo não é apenas um receptor de informação, mas também um propagador do conteúdo adquirido através do meio. Os conceitos folk também aparecem na análise do processo cultural e comunicacional que transforma e fortalece a cultura individual, familiar e da comunidade local. A parte de análise das entrevistas será apresentada no último capítulo, com depoimentos dos entrevistados interligados às teorias apresentadas.

 

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.