Portal de Conferências da UnB, VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Tamanho da fonte: 
TV Escola: A Semana do Meio Ambiente como instrumento de Educomunicação
Isabela Horta

Última alteração: 2012-08-20

Resumo


No relato de experiência “TV Escola: A Semana do Meio Ambiente como instrumento de educomunicação”, apresentamos a  programação especial voltada para temas relacionadas à preservação do meio ambiente promovida pela TV Escola, canal de televisão do Ministério da Educação,

A Semana do Meio Ambiente acontece todo ano sempre na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. De segunda à sexta-feira, são exibidos programas sobre a natureza, reportagens feitas em escolas de todo país, documentários e entrevistas sobre o meio ambiente. Neste ano de 2012, o tema da Semana foi a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o Rio + 20.

O Ministério da Educação realizou um concurso de vídeos de até 2 minutos produzidos por alunos de todo o país. As produções deveriam partir do questionamento “Qual é o seu papel na criação de um mundo sustentável?”, aproximando assim o campo da Educação Ambiental à perspectiva de uma comunicação popular educadora e cidadã.

Para incentivar a participação dos estudantes, foram estipulados dois prêmios: o de melhor vídeo e  vídeo mais acessado.  O vídeo escolhido pelo júri participou da gravação de um programa “Salto para o Futuro Especial” durante a Rio+20. Já o vídeo mais acessado do Youtube recebeu a equipe da TV Escola para a produção de uma reportagem especial a qual foi veiculada no quadro “ECO AÇÃO da 4ª Semana do Meio Ambiente”, no Portal do Professor, no site e demais canais de divulgação.

O relato, escrito em co-autoria pelas estudantes Isabela Horta e Angelica Elisa Sonaglio, pretende explicar os potenciais da "Semana do Meio Ambiente" como instrumento de educomunicação. Partimos de um breve histórico da criação da TV Escola e de sua estrutura organizacional para, em seguida, refletir sobre os desafios e limites da IV "Semana do Meio Ambiente" realizada em junho 2012.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.