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Redes sociais e comunicação pública: o Twitter como meio de comunicação oficial dos estados da Região Norte
Mariana Reis Mendes

Última alteração: 2012-08-10

Resumo


A popularização da rede mundial de computadores nos últimos anos proporcionou o surgimento do que Manuel Castells chama Sociedade Informacional. O surgimento do ciberespaço, definido e descrito por Pierre Lévy, promove a criação de novos meios de comunicação em diversos níveis, superando alguns dos obstáculos impostos pela mídia tradicional. Estre trabalho resgata os conceitos de Sociedade da Informação e ciberespaço, caracterizando-os e confrontando-os aos paradigmas tradicionais. Resgata os conceitos de democracia, cidadania, esfera pública e participação política, recontextualizando-os à luz deste novo paradigma e chegando ao conceito de ciberdemocracia. Trabalha o conceito de comunicação pública e suas diversas tipologias. Apresenta algumas formas de como a Internet pode contribuir para a promoção da comunicação entre representantes e representados, governo e sociedade civil em busca de uma sociedade mais democrática. Enxergando as redes sociais como um desses novos meios de promoção da comunicação pública, define-as e caracteriza-as. Apresenta uma pesquisa realizada entre os governos dos estados da região Norte, em que analisa a presença destes Estados no ciberespaço. Para tal pesquisa foram visitados os sítios oficiais de cada Estado, buscando referências às redes sociais mais populares (Twitter, Facebook, Youtube, etc), verificando quais são utilizadas como meio oficial de comunicação entre Governo e sociedade civil. Estas geralmente são representadas por ícone na página inicial. A partir desta pesquisa, onde se verificou que a única rede social utilizada por todos os estados da região Norte é o Twitter, realiza uma breve análise quantitativa dos índices de interatividade dos perfis de cada Estado, verificando se o ciberespaço é utilizado de forma a promover a efetividade da comunicação pública ou é apenas mais um recurso de manutenção do status quo. Caracteriza o Twitter e seus recursos, buscando encontrar a motivação para a preferência por tal rede social em detrimento de outras igualmente populares entre a sociedade civil.

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