Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

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A ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA INTERNET: UMA PROPOSTA PARA A REFLEXÃO SOBRE O CONTEÚDO DO SITE DA EBC
Vivian Duarte da Silva

Última alteração: 2019-06-16

Resumo


Resumo Interessa a este trabalho propor um caminho para uma pesquisa analítica do conteúdo de notícias disponibilizadas na internet por um site que se posiciona como canal de comunicação pública. Nesse sentido, o Portal da EBC é foco de aplicação da análise.

Palavras-chave: cidadania, interesse público, ciberespaço, webjornalismo.

1. Apresentação da proposta A proposta deste trabalho é sistematizar uma estrutura metodológica para analisar as notícias de um site que se posiciona como um veículo de comunicação pública, sendo este o Portal da EBC. A Análise de Conteúdo será a base da organização do método de análise. A partir disso, as categorias, subcategorias e indicadores são compostos pelo estudo teórico que contextualiza e caracteriza os elementos principais do objeto pesquisado: cidadania, comunicação pública e webjornalismo. Esse desenho de análise é importante para visões críticas sobre a prática da comunicação pública, sendo esta considerada mais que um meio pelo qual a cidadania deve ser abordada, mas um direito e um dever a ser exercido em sua plenitude. Hoje, os canais públicos, além de atuar nas mídias tradicionais, também estão no ciberespaço para atingir os cidadãos internautas. Essa ampliação comunicativa traz o questionamento sobre o perfil do conteúdo disponibilizado na internet relativo à comunicação pública e cidadania.

2. Objetivos

O objetivo desta proposta é refletir sobre a relação entre conceitos de cidadania, comunicação pública e webjornalismo para compor uma pesquisa que identifique as aproximações e distanciamentos de teorias e práticas dessas ações comunicativas na web. Para tanto, é preciso também revelar diretrizes que permitam avaliar as características da cidadania e da comunicação pública no conteúdo da internet.

3. Procedimentos metodológicos

Primeiramente, será realizada uma investigação bibliográfica que permita compreender as teorias e convergências sobre cidadania, comunicação pública e webjornalismo. De acordo com Gil (2006), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de um material já elaborado com informações necessárias para progredir no conhecimento do tema proposto. Além disso, será feita uma análise exploratória no site responsável pelo conteúdo a ser estudado para mapear as diretrizes internas que regem sua comunicação. Os parâmetros revelados nas bibliografias serão organizados na esquematização proposta pelos princípios que regem a Análise de Conteúdo.

4. Referencial teórico

O aporte teórico é composto por três partes. A primeira é a cidadania na visão de dos elementos e gerações estabelecidas por Marshall (1967) e Bobbio (1992), respectivamente. As bibliografias de Carvalho (2002) e Souza (2003) também serão utilizadas para o entendimento sobre a formação do cidadão brasileiro. A segunda parte é composta pelos estudos dos conceitos da comunicação pública em Matos (2009 e 2013), Brandão (2009 e 2015) e Bucci (2015). Esses autores foram escolhidos pois eles veem a comunicação pública sobre a ótica da cidadania E a terceira é um estudo sobre a arquitetura para o webjornalismo em Canavilhas (2014) para o favorecimento de uma comunicação cidadã.

5. Resultados

Espera-se que este estudo possa criar de um sistema específico de Análise de Conteúdo, organizado em categorias e indicadores condizentes com o estudo bibliográfico, para realizar inferências sobre as características das notícias publicadas pelo site da EBC. Além disso, é esperado que este desenho metodológico possibilite identificar as convergências e divergências entre prática e teoria a cerca da comunicação pública na internet.

6. Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 1977.

BRANDÃO, E. In: Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. DUARTE, J. (Org.). São Paulo: Atlas, 2009.

BRANDÃO, E. In: Cidadania Comunicacional: Teoria, epistemologia e pesquisa. MORAES, A; SIGNATES, L. (Orgs.). Goiânia: Gráfica UFG, 2016.

BUCCI, E. O Estado de Narciso. A comunicação Pública a serviço da vaidade particular. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

BOBBIO, N. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987

MATOS, H. In: Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. DUARTE, J. (Org.). São Paulo: Atlas, 2009.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: ZAHAR Editores, 1967.

SOUZA, J. A Construção Social da Subcidadania: Para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2003.