Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

Tamanho da fonte: 
CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE E PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL: OS GOVERNOS ESTADUAIS NAS PÁGINAS DOS JORNAIS
Francisco Verri

Última alteração: 2019-06-16

Resumo


Resumo: A partir das discussões sobre os critérios de noticiabilidade, a pesquisa tem como objetivo compreender a influência das verbas publicitárias governamentais no que é noticiado sobre governos estaduais em impressos das cinco regiões brasileiras.

Palavras-chave: Critérios de Noticiabilidade, Publicidade Governamental, Governo

Entendendo a notícia “um produto industrial resultante de um processo empresarial organizado, que implica em uma perspectiva prática dos acontecimentos” (AGUIAR, 2008, p. 16), o estudo analisa o noticiário sobre governos estaduais nos informativos Zero Hora (RS), Folha de S. Paulo (SP), Correio Braziliense (DF), Correio (BA) e A Crítica (AM), buscando compreender a influência dos recursos da publicidade governamental no que é noticiado sobre governos estaduais em jornais impressos de seu estados. Utilizando dos preceitos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009), em conjunto com modelos estatísticos, a pesquisa avança sobre o relacionamento entre veículos e instituições governamentais, percorrendo por variáveis externas e internas à redação que podem interferir no processo de seleção noticiosa. Parte-se do pressuposto de que os setores que controlam o mercado possuem uma grande capacidade em controlar o que é publicado (MOSCO, 2016), visto o modelo de sobrevivência econômica das empresas de comunicação. Alicerçada no debate e conceitos dos critérios de noticiabilidade, entendidos como “todo e qualquer fator com condições de agir no processo da produção da notícia (SILVA, 2005, p. 96), contemplando os requisitos e valores compartilhados, padrão à seleção presente nos veículos de imprensa tradicionais, a pesquisa embasa-se em um banco de dados criado com dados econômicos, sociais e políticos e a partir de uma análise dos jornais observados durante o mês de abril a setembro de 2016. Período que atravessa o processo de impedimento da Presidenta Dilma Rousseff e a transição e efetivação de Michel Temer, permitindo examinar a política em um momento de agravamento da crise política institucional e, outro, de apoio do capital financeiro e de governabilidade perante o Congresso Nacional. De um lado, variáveis construídas a partir de dados dos Portais da Transparência, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicado (IPEA). Do outro, variáveis consolidadas a partir de uma análise de conteúdo dos impressos analisados. Sistematizada por uma organização jornalística e funcionando como atributos que concedem margem de atuação dentro das técnicas jornalísticas que devem ser operadas, definindo o raio de ação a partir do vínculo entre o produto e a expectativa da audiência (GUERRA, 2014), os critérios de noticiabilidade, sob o viés mercadológico, se portam como essenciais ao sucesso das empresas jornalísticas, sendo responsável pela agilização do modus operandi, consagrado no cotidiano da organização e de sua redação (FERNANDEZ, 2014). O trabalho parte da hipótese de que a verba publicitária se comporta como um determinante no que será publicado, recaindo sobre a seleção dos fatos. Embora a legislação brasileira imponha limites na distribuição de recursos da publicidade governamental, não há regras mais específicas a proporcionalidade e escolha dos veículos e meios de comunicação beneficiados.

Referências

AGUIAR, Leonel Azevedo de. Entretenimento: valor-notícia fundamental. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 1, n. 5, p.13-23, 2008.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

FERNANDEZ, Mario Luiz. A proximidade como critério de noticiabilidade. In: SILVA, Gislene; SILVA, Marcos Paulo da; FERNANDES, Mario Luiz (Org.). Critérios de Noticiabilidade: Problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014.

GUERRA, Josenildo Luiz. Uma discussão sobre o conceito de valor-notícia. In:SILVA, Gislene; SILVA, Marcos Paulo da; FERNANDES, Mario Luiz (Org.). Critérios de Noticiabilidade: Problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014.

MOSCO, Vicent. Economia Política do Jornalismo. In: DOURADO, Jacqueline Lima; LOPES, Denise Maria Moura da Silva; MARQUES, Renan da Silva (Org.). Economia Política do Jornalismo: Tendências, Perspectivas e Desenvolvimento Regional. Teresina: Edufpi, 2006. p. 43-68.

SILVA, Gisele. Para pensar o critério de noticiabilidade. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 11, n. 1, p.95-107, 2005. SILVA, Marcos Paulo. Significância social como dimensão na noticiabilidade. In: SILVA, Gislene; SILVA, Marcos Paulo da;

FERNANDES, Mario Luiz (Org.). Critérios de Noticiabilidade: Problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014.