Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

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INFLUÊNCIA DO CINEMA NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO CHICO MENDES
Samara Letycia Moura Borges

Última alteração: 2019-06-16

Resumo


Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília. Orientadora: Ana Lúcia Gomes Muniz

Resumo:

O objetivo desse trabalho é discutir a influência do filme no cotidiano dos alunos do 9º ano do Centro Municipal de Educação do Campo Chico Mendes, situado na região rural do município de Porto Nacional, no Tocantins, abordando as possibilidades e ressalvas de sua utilização enquanto metodologia de pesquisa e ensino.

Palavras-chave: Cinema; Ensino; Metodologia; Educação.

O filme é um meio alternativo e interessante de comunicação que tem se caracterizado como um objeto industrial, pois causa um enorme impacto, levando em suas obras cinematográficas luta e ideologia do ponto de vista de quem o produz. Por ser um objeto cultural presente na nossa cultura contemporânea e idealizador de novas formas de ver o mundo, tem-se proliferado em nossos costumes e hábitos chegando a não somente expor, mas também induzir as informações de identidade e influenciar nas demais formas de desenvolvimento da sociedade. Assim, o presente trabalho pretende discutir a influência do filme no cotidiano dos alunos do Centro Municipal de Educação do Campo Chico Mendes.

O Centro Municipal de Educação do Campo Chico Mendes localiza-se na TO 255, km 12, Projeto de Assentamento Santo Antônio, zona rural do município de Porto Nacional - TO, ocupando uma área de 14 hectares. De acordo com Fernandes e Rodrigues (2010) o Centro Municipal de Educação do Campo Chico Mendes recebeu esse nome em homenagem ao seringueiro Francisco Alves Mendes Filho que se dedicou à defesa dos trabalhadores e povos da floresta. Trata-se de uma escola que atende filhos dos agricultores que moram nas redondezas, oferecendo o Ensino Fundamental com pedagogia da alternância.

Por meio do filme busca-se abordar como as imagens mostradas podem desejar representar uma realidade, mas podem não ser a verdade, pois o que existe é uma tentativa de reproduzir uma determinada conjuntura histórica por meio de uma linguagem própria, onde a visão/ideia de alguém está ali inserida. Seu potencial de influência é tão forte que ele atua como um grande veículo comercial. Com o advento das imagens em movimento, nas quais foram desenvolvidas técnicas narrativas que ainda hoje são empregadas no cinema e na televisão, observa-se que além de ser um meio de comunicação, também é um objeto industrial que faz circular capital monetário. Logo, é preciso atentar-se para as mensagens transmitidas pelo filme.

Neste sentido, o cinema influencia decisivamente a maneira como as pessoas percebem e estruturam a realidade. O cinema tem-se infiltrado na transmissão cultural e se tornado uma ferramenta no processo de formação educacional. Kornis (1992) observa que os documentos visuais são usados de maneira marginal e secundária pelos estudos históricos. Os filmes são atualmente um dos recursos didáticos utilizados em sala de aula, mas que às vezes recebem pouca atenção metodológica. Através das experiências dos alunos é possível identificar suas representações acerca de um determinado tema.

O objetivo deste trabalho é apresentar o filme como um instrumento de comunicação importante na sala de aula e com ele discutir as análises dos alunos em relação à realidade do negro na sociedade, tratando assim as questões de racismo. A partir da exibição do filme “Em Defesa da Honra”, buscou-se analisar a percepção dos alunos sobre a situação vivenciada pelos negros na história, entendendo que o cinema pode ser utilizado como um recurso didático, contudo sua utilização também pode ser instrumento que reforça a ideia de superioridade das “raças” ou rompe com este pensamento, já que o filme altera ou expõe uma realidade.

O filme com duração de aproximadamente 1 hora foi exibido para os alunos do 9º ano de ensino, no qual, essa ação integrava a programação da Semana da Consciência Negra promovida pela escola anualmente no mês de novembro. A proposta de exibição do filme decorreu enquanto realizava estágio e pude elaborar atividades durante o mês em que se celebra a Consciência Negra. O questionário foi desenvolvido com base nas temáticas que seriam apresentadas no filme e sua aplicação foi feita por mim e outro estagiário. Pretendeu-se com este trabalho identificar se os estudantes do Centro Municipal de Educação do Campo Chico Mendes perceberiam a influência dos filmes nas suas ações cotidianas e sua aceitação sobre o conteúdo cinematográfico conforme suas experiências.

Após o término do filme foi-lhes entregue o questionário, o que foi interessante, pois os estudantes levaram com muita seriedade seu preenchimento. De fato, como já esperávamos a maioria não conhecia o filme, tampouco o grupo Diáconos pela Defesa e Justiça apresentado no filme, todavia, souberem reconhecer a temática do filme. O racismo e suas consequências chamaram-lhes à atenção. Ao verem as mobilizações como tentativa de reivindicação dos direitos civis da população negra, parecia não acreditar, porque para eles o filme não se baseava em fatos reais. Foi perceptível que as situações apresentadas no filme refletiam conjunturas em que os alunos entendiam como conflituosas.

Considerando o exposto, para a qualidade de ensino, o uso de recursos novos como o filme requer ser pensado e discutido. Tanto os professores da zona rural como o da zona urbana precisam adequar-se as linguagens das inovações metodológicas, já que “qualquer gênero de filme pode se transformar em um poderoso recurso pedagógico” (CARVALHO, 2003).

Referências:

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves. Conhecimento da história e da educação: o cinema como fonte alternativa. São Paulo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, Ano 10, n°. 02, 2003.

FERNANDES, Ailton; RODRIGUES, Ismeralda Venâncio. A Educação do Campo e os instrumentos da pedagogia da alternância no Centro Municipal de Educação do Campo Chico Mendes. Porto Nacional. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica da Universidade Federal do Tocantins, 2010.

KORNIS, Mônica Almeida. História e Cinema: um debate metodológico. Revista de Estudos Históricos. Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Vol. 05, nº. 10, 1992.