Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

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A PESQUISA DE RÁDIO NO BRASIL E A INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Mauro Celso Feitosa Maia

Última alteração: 2019-06-16

Resumo


Resumo: Os estudos de rádio no Brasil têm aumentado, mas carecem de coerência epistemológica. Apesar dessas dificuldades, essa literatura tem dado acesso ao entendimento do meio.

Palavras-Chave: Epistemologia da Comunicação. Estudos de rádio. Rádio - Brasil.

Apresentação da proposta: Os estudos de rádio no Brasil, como subárea da comunicação, cresceram. Entretanto, as questões do processo comunicacional e a tendência para compreender a ideia de rádio como independente de suporte tecnológico permanecem decisivas para entender a atualidade e futuro do meio nessa literatura. Aqui, o estudo do conceito de rádio destaca-se como linha de investigação, diante da necessidade de maior fundamentação teórica apontada por pesquisadores de referência nesse País.

Objetivos: Levantar o universo de estudos e pesquisas de rádio brasileiro; identificar as origens e as abordagens de rádio no Brasil; e descrever as principais características dessa produção, como os aspectos objetos de estudo, problemas de pesquisa, procedimentos metodológicos, tendências disciplinares, resultados e obras fundamentais.

Procedimentos metodológicos: O estudo da comunicação radiofônica apresenta diversidade em seu conjunto literário, o que requer organização com base no estado-da-arte, a fim de salientar o patrimônio teórico das pesquisas no Brasil; a coleta e análise de informações nos materiais têm sido feitas em vistas da revisão bibliográfica que revele principais aspectos. Levantamentos e cartografias dos estudos de rádio servem para comparar e contrastar abordagens teórico-metodológicas, identificar pontos de consenso, mas também lacunas, forças e oportunidades da investigação em rádio.

Referencial teórico: a definição e a apresentação de teorias de um domínio de estudo; a dimensão epistemológica dos estudos da comunicação (MARTINO, 2007); o interesse pela epistemologia no Brasil e na América Latina, no campo da comunicação (LOPES e ROMANCINI, in Citelli, 2014); – a observação das pesquisas de rádio sob os múltiplos contextos do meio no Brasil (Sonia V. Moreira); os estudos de rádio apoiados nas teorias da comunicação (Nélia Del Bianco); a necessidade de investimento em teorias específicas e atualização do conceito de rádio (PRATA, 2011, 2016); os principais demarcadores do advento do meio e também de seus estudos, como base para pesquisar o campo científico do rádio no Brasil (ZUCULOTO, 2016); as preocupações de teor conceitual na pesquisa no país (FERRARETTO e KISCHINHEVSKY, 2010); mais: Doris Haussen, Eduardo Meditsch, Débora Lopez, Izani Mustafá.

Resultados (esperados, parciais, finais): Levantar a produção científica de rádio nos escritos e análises sobre o assunto no Brasil; identificar origens e abordagens dos estudos brasileiros. Esta produção apóia o trabalho de descrição das problemáticas sobre o que é o rádio. Apesar das dificuldades, a literatura sobre rádio existe e dá acesso a reflexões sobre o meio e a uma considerável quantidade de dados empíricos.

Referências:

HAUSSEN, Doris Fagundes. A produção científica sobre o rádio no Brasil: livros, artigos, dissertações teses (1991-2001). Revista Famecos. Porto Alegre. Nº 25, dez/2004.

FERRARETTO, Luiz Artur & KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio. In Enciclopédia Intercom de Comunicação. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010.

LOPES, Maria Immacolata V. de, & ROMANCINI, Richard. Epistemologia da comunicação. In: CITELLI, Adilson [et. al]. Dicionário de comunicação: escolas, teorias e autores. – São Paulo: Contexto, 2014.

MARTINO, Luiz C. As epistemologias contemporâneas e o lugar da Comunicação. In: LOPES, Maria Immacolata V. de Lopes. Epistemologia da Comunicação. – São Paulo: Loyola, 2003.

MARTINO, Luiz C. Uma Questão Prévia: Existem Teorias da Comunicação? In: MARTINO, Luiz C. (org.), BERGER, Charles R., CRAIG, Robert T. Teorias da comunicação: Muitas ou poucas? – Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

PRATA, Nair. Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom – 20 anos. – Recife: Intercom, 2011.

PRATA, Nair. Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom – 25 anos. In: Estudos Radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Valci Zuculoto, Débora Lopez e Marcelo Kischinhevsky (orgs.). – São Paulo: Intercom, 2016.

ZUCULOTO, Valci; LOPEZ, Débora; KISCHINHEVSKY, Marcelo. (orgs.) Estudos Radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. – São Paulo: Intercom, 2016.