Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

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OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E AS RELAÇÕES DE PODER
Fernando Figueiredo Strongren

Última alteração: 2019-06-16

Resumo


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar nosso projeto de pesquisa de doutorado. Alinhado à tradição da Teoria dos Meios, nossa pesquisa visa compreender a relação entre os meios de comunicação e as relações de poder.

Palavras-chave: Teoria dos Meios; meios de comunicação; relações de poder.

Teoria do Meio foi a expressão cunhada por Joshua Meyrowitz (1994) para designar um grupo de pesquisadores que tinham como foco de suas pesquisas a análise das influências das tecnologias da comunicação na sociedade, abordando as características de cada meio de comunicação. Segundo o pesquisador norte-americano, essa corrente busca compreender quais são os elementos/características (features) relativamente fixos de cada meio de comunicação (means of communicating) e de que forma eles implicam em diferenças físicas no meio de comunicação (medium) e nos usos sociais e pessoais destes com relação aos outros meios e na interação face-a-face.

Como destacam Luiz Claudio Martino (2008; 2012) e Rodrigo Miranda Barbosa (2014), a centralidade dada aos meios de comunicação é o núcleo duro do programa de pesquisa comunicacional proposto por Harold Innis e Marshall McLuhan, dois autores centrais da Teoria do Meio. Isto porque, para os pesquisadores canadenses, o meio de comunicação serve tanto como objeto de estudo, como conceito-chave para a leitura dos processos sociais. Essa característica leva a dois desdobramentos: (i) a não-neutralidade do meio de comunicação e (ii) a ideia de meios de comunicação como extensão do ser humano.

A percepção de que os meios de comunicação não são meros condutores de conteúdo, mas que exercem um efeito sobre a organização social está presente já no pensamento de Innis (2011), quando o pesquisador canadense postula a existência de um viés para os meios de comunicação, isto é, uma tendência que emerge de cada meio de acordo com suas características e propriedades materiais e sua relação com a realidade social, com a produção simbólica e constituição de impérios.

Partindo dessa compreensão de que as características de cada meio de comunicação afetam a realidade social, nosso projeto de doutorado se propõe a investigar a relação entre os meios de comunicação e as relações de poder na sociedade.

A questão do poder é um elemento que emerge na própria obra de Innis através da articulação de seus conceitos-centrais: império, meios de comunicação e monopólio de conhecimento. Este trinômio innisiano se articula a partir da tese de que o meio de comunicação tem uma função importante na disseminação do conhecimento, que, por sua vez, permite a consolidação ou derrocada de monopólios de conhecimentos e de impérios. Por outro lado, as características do meio de comunicação também atuam diretamente sobre a estrutura política do império, sendo que um sistema complexo de escrita favorece a formação de uma elite, assim como sistemas mais simples estimula a criação de sistemas hierarquizados (INNIS, 2011, p. 70).

Ao propormos uma investigação comunicacional sobre as relações de poder, seguindo a tradição da Teoria dos Meios, nosso projeto absorve dois princípios epistemológicos/metodológicos já adotados por Innis e McLuhan. O primeiro deles é a centralidade dos meios de comunicação, que nos faz olhar para os fenômenos sociais a partir das características e dos usos dos meios de comunicação. O segundo princípio que incorporamos ao nosso projeto é o olhar histórico, que busca identificar padrões de larga escala entre os meios de comunicação que predominam em um determinado período e a organização social. Como lembra Martino, ao falar da recepção de McLuhan a este princípio espistemológico, essa opção permite “utilizar a história como distanciação, como expediente para gerar os contrastes entre a mídia e seus contextos socioculturais, definidos como os períodos de predominância de um certo medium” (2012, p. 603, tradução nossa)91.

Partindo desses dois princípios, nossa pesquisa adota como procedimentos metodológicos a identificação das características e dos usos dos meios de comunicação hegemônico de cada época, tal como a relação desses meios com o fluxo de conhecimento e a estruturação das relações de poder. A compreensão desse sistema meios de comunicação-relações de poder em diferentes períodos históricos nos permite, em um segundo momento, um olhar para a sociedade atual, principalmente sobre as modificações promovidas pelas tecnologias digitais nas relações de poder.

 

Referências

BARBOSA, Rodrigo Miranda. Um programa de pesquisa comunicacional a partir de Harold Innis e Marshall McLuhan. 400 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

HEYER, Paul; CROWLEY, David. Prefácio. In: INNIS, Harold A. O Viés da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 45-66.

INNIS, Harold A. O Viés da Comunicação. Trad.: Luiz C. Martino. Petrópolis: Vozes, 2011.

MARTINO, Luiz C. Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, vol. 5, n. 14, p. 123-148, nov. 2008.

__________. Le Concept de Moyen de Communication dans l’École de Toronto. Canadian Journal of Communication. Vancouver (Canadá), Vol. 37, N. 4, p. 595-611, 2012. Disponível em: <http://www.cjc-online.ca/index.php/journal/article/view/2661/2345>. Acesso em: 30 set. 2016.

MEYROWITZ, Joshua. Medium Theory. In: CROWLEY, David; MITCHELL, David (Orgs.). Communication Theory Today. Stanford, CA: Stanford University Press, 1994, p. 50-77.