Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

Tamanho da fonte: 
O DIVINO PAI ETERNO NA SOCIEDADE EM VIAS DE MIDIATIZAÇÃO: A RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS RELIGIOSAS DO SANTUÁRIO BASÍLICA DE TRINDADE PELO DISPOSITIVO MIDIÁTICO TELEVISIVO
Paulo Afonso Tavares

Última alteração: 2019-06-16

Resumo


Resumo: A pesquisa se propõe a analisar como as práticas religiosas (Missas e Novenas) do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno do município de Trindade, no Estado de Goiás, são reconfiguradas pelos dispositivos televisivos.

Palavras-chave: Devoção do Divino Pai Eterno; Midiatização; Catolicismo midiático; Missa; Dispositivo.

Apresentação da proposta

Ao televisionar as práticas religiosas do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade, o Campo Midiático impõe as suas próprias regras e gramáticas, resultando numa outra prática religiosa, a midiática. Ao analisar as práticas religiosas midiáticas do Santuário Basílica de Trindade identificamos que elas são constituídas por duas particularidades: o simulacro e a espetacularização, oriundas desse processo de construção da prática religiosa midiatizada, através do dispositivo tecno-simbólico orquestrado pelo cerimoniário midiático, a partir das práticas religiosas presenciais. Durante esse processo de construção, algumas modificações também acontecem no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e nas práticas religiosas presenciais desta mesma igreja, por causa de suas transmissões pela TV. Essas modificações podem ser classificadas como concessões, uma vez que perpassam do Campo Religioso ao Campo Midiático Televisivo e se agrupam em duas ordens, temporalidade e espacialidade.

Objetivos

A pesquisa também mostra que as práticas religiosas televisionadas do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno não são realizadas para os fiéis ali presentes, mas sim para os telefiéis, ou seja, os consumidores dessas práticas religiosas midiatizadas. Os fiéis, assim como todo o corpo litúrgico dessas práticas religiosas, são assistentes desta construção midiática.

Procedimentos metodológicos

Para tanto, utilizou-se um conjunto de procedimentos teóricos, metodológicos e técnicos que inclui pesquisa bibliográfica e documental, observação, entrevistas e análises de documentos midiáticos.

Referencial Teórico

A dissertação está construída em três partes: na primeira, aborda o surgimento e desenvolvimento da Devoção do Divino Pai Eterno em três períodos bem distintos; o primeiro durante a vigência do padroado até a proclamação da República Brasileira; o segundo momento mostra a devoção sob a administração eclesiástica, o que denominamos por romanização; o terceiro período disserta sobre a midiatização desta devoção, a utilização dos meios de comunicação social num primeiro momento para “cristianizá-la” e, depois, para propagá-la para todo o Brasil. Na segunda parte da dissertação, discute-se os principais conceitos que norteiam a pesquisa, como de secularização, campo midiático, midiatização e midiatização da religião com foco no catolicismo midiático.

Resultados parciais (ou esperados)

Na terceira parte da pesquisa analisamos como as práticas religiosas do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno são modificadas pelos dispositivos televisivos. Conclui-se que o campo religioso faz concessões ao campo midiático nas transmissões de suas práticas e que essas concessões não só alteram os formatos litúrgicos de suas práticas, como também afetam o próprio templo.

Referência

BRAGA, José Luiz. Mediatização como processo interacional de referência. In: MEDOLA, Ana Sílvia, ARAÚJO, Denize e BRUNO, Fernanda (orgs.). Imagem, visibilidade e cultura midiática (Compós). Porto Alegre: Sulina, 2007. _____.Circuitos versus campos sociais. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JÚNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (orgs.). Mediações e midiatização (Compós). Bahia: EDUFBA, 2012.

GOMES, Pedro Gilberto. A Filosofia e a ética da comunicação na midiatização da sociedade. São Leopoldo: Unisinos, 2006.

_____.Da Igreja Eletrônica à Sociedade em midiatização.São Paulo: Paulinas, 2010.

MARQUES DE MELO, José. Igreja e Comunicação. In: SOARES, Ismar de Oliveira; PUNTEL, Joana Teresinha (orgs). Comunicação, Igreja e Estado na América Latina. São Paulo: UCBC – Paulinas, 1985.