Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

Tamanho da fonte: 
ÁLBUNS DE FAMÍLIA E DOCUMENTÁRIOS: LUGARES DE MEMÓRIA DAS DITADURAS CIVIS-MILITARES DO CONE SUL
Patrícia Cunegundes Guimarães

Última alteração: 2019-06-16

Resumo


Resumo: O trabalho analisa o uso de fotografias de família em documentários sobre ditaduras civis-militares na América do Sul, a partir de estudos sobre memória e história, além de analisar filmes documentais latino-americanos produzidos a partir de meados dos anos 2000.

Palavras-chave: Fotografia; Fotografia de família; Memória; Documentário

Apresentação

Levantamento preliminar sobre o uso de fotografias familiares em documentários latino-americanos em pesquisas acadêmicas aponta para a necessidade de novos olhares para tais objetos, que podem contribuir para reforçar a massa crítica sobre o período ditatorial na América. O entendimento da fotografia familiar como foco da investigação documental estimula novas formas de ressignificar a memória dos chamados “anos de chumbo” no subcontinente, além de produzir uma reflexão sobre a história familiar no documentário contemporâneo na América do Sul. Para o corpus da pesquisa, foram selecionados dois documentários, um brasileiro e um argentino, além de um filme híbrido – documentário e ficção – produzido no Paraguai. Os três têm em comum o fato de tratarem de silêncios históricos e pessoais, fazendo parte de um cinema documental que indaga as tensões entre história e memória, entre o familiar e o social, o público e o privado. São eles: Diário de uma busca (Brasil, 2001, Flávia Castro), M (Argentina, 2007, Nicolás Prividera) e Ejercícios de memória (Paraguai, 2016, Paz Encina).

Objetivos

1) Geral - Investigar como o uso de álbuns de fotografia de família em documentários podem acionar gatilhos de memória coletiva, transformando-os em locais de memória.

2) Específicos:

- Analisar os conceitos de memória coletiva e de lugares de memória sob a ótica dos estudos audiovisuais;

- Compreender o uso das imagens de eventos familiares e qual a relevância da carga de conteúdo afetivo que eles trazem para a contextualização de documentários, bem como explorar as possibilidades narrativas das fotografias e do cinema de não ficção;

- Analisar as cenas em que as fotografias de família são utilizadas nos documentários, tendo em mente a hipótese de que as fotografias de família são ressignificadas historicamente quando saem da esfera privada para a pública.

Referencial teórico

Para atingir os objetivos, a pesquisa tem suporte teórico interdisciplinar, com autores que tratam de memória coletiva e história, partindo dos conceitos de: 1) memória social, até chegar no que Pierre Nora chama de “lugares de memória”; 2) do uso de imagens como objeto historiográfico, que ganhou força a partir dos anos de 1970, com suporte teórico sobretudo de Ana Maria Mauad; 3) de fotografia de família, a partir de estudos que tratam as imagens íntimas como elementos de memória de grupos que sofreram traumas de guerra e outros conflitos, ou foram exilados, embora não exclusivamente; 4) e de documentários, com conceitos como “documentário de busca” e “documentários performativos”, no contexto da produção de não ficção contemporânea da América Latina, partindo de autores como Bill Nichols e Jean-Claude Bernardet, entre outros.

Metodologia

Em documentários, os pontos de vista utilizados significam muito sobre a intenção do produto e, sobretudo, do realizador. Penafria (2009) explica que eles podem ser trabalhados em três aspectos: visual/sonoro; sentido narrativo; e sentido ideológico. Dentre as possibilidades de análise fílmica, a selecionada para esta pesquisa foi a chamada “análise de conteúdo”. Desta forma, buscando responder aos objetivos gerais e específicos desta pesquisa, será realizada a decomposição das cenas em que as fotografias de família são utilizadas como suporte de memória.

REFERÊNCIAS

AUMONT, Jacques. A Imagem. 9 ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BERNARDET, Jean-Claude. Documentários de busca: 33 e Passaporte Húngaro. In: Mourão, M.D.; Labaki, A (orgs). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice Editora, 1990.

HIRSCH, Marianne. Family Frames – Photography narrative and postmemory. 2. ed. Cambridge: Harvard University Press, 2012. MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: fotografia e história – interfaces. http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-4.pdf. Acesso em 12 de maio de 2016.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 6. ed. Campinas-SP: Papirus Editora, 2016.

NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v.10, p. 7-28, 1993.

PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes – conceitos e metodologias In: VI Congresso SOPCOM, Lisboa, 2009. Anais eletrônicos. Lisboa, SOPCOM, 2009. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em 03de maio de 2016.