Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

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ESTUDO COMPARADO DE CASO DAS NOVELAS ESPÍRITAS “A VIAGEM” E “ALÉM DO TEMPO”
Caroline Nogueira Santana

Última alteração: 2019-06-16

Resumo


Resumo: A proposta inicial aqui apresentada é realizar um Estudo Comparado de Caso das novelas espíritas “A viagem” e “Além do Tempo”, produzidas pela Rede Globo de Televisão. O diálogo entre as duas análises abordará também a história do Espiritismo.

Palavras-chave: Estudo comparado; Espiritismo; Comunicação; Telenovelas.

Apresentação da proposta:

A proposta é desenvolver um Estudo Comparado de Caso das novelas espíritas, “A Viagem” e “Além do Tempo”, produzidas pela Rede Globo de Televisão, com um recorte da primeira exibida como remake (1994) e a última apresentada pela emissora (2015-2016), dada como atual. Dentro deste estudo serão apresentadas uma contextualização histórica do Espiritismo no mundo e principalmente no Brasil, o campo da doutrina e suas interfaces com a Comunicação, o Espiritismo e as telenovelas, a produção social de sentidos das novelas em destaque produzidas pela Rede Globo. A construção simbólica referente às telenovelas será um dos conceitos apresentados no contexto do espaço e tempo em que elas se apresentam, além de suas nuances tão específicas voltadas à representação da doutrina espírita. É uma busca reflexiva de como as telenovelas podem ser influenciadoras no processo específico de construção do social e cultural. A primeira novela é um remake da novela homônima exibida pela TV Tupi em 1975 e de acordo com informações da Memória Globo, foi escrita por Ivani Ribeiro, teve 160 capítulos e foi exibida de 11 de abril de 1994 a 22 de outubro de 1994, com direção de Wolf Maya. Já “Além do Tempo” teve um capítulo a mais, foi escrita por Elizabeth Jhin e foi exibida de 13 de julho de 2015 a 15 de janeiro de 2016. Uma era novela das 19h e a outra das 18h.

NOVELAS ESPÍRITAS COMO PRODUTO MIDIÁTICO

O recorte feito e a escolha pelas duas novelas trata da questão da primeira ser dada como um remake da que havia sido apresentada anteriormente, e a última exibida pela emissora voltada à questão espírita. O presente artigo avaliará a representação espírita nas novelas cujo produto é midiático e foi absorvida de forma social e cultural. O objetivo é analisar a interação das telenovelas num espaço temporal avaliando as características de cada uma, as diferenças, como elas se estruturaram ao longo do tempo dada à questão histórica da doutrina. Um estímulo para a pesquisa é o fato de que no quesito religioso, principalmente sobre a doutrina espírita, existirem poucas pesquisas e distorções sobre o que ela apresenta e o que realmente é. O que se espera é visualizar se as abordagens feitas diante desta representação influenciaram os espectadores a se tornarem seguidores da doutrina ou pelo menos começaram a se aprofundar no conhecimento dela. Existe uma tendência pelo acúmulo de informações adquiridas hoje em dia com a tecnologia. Só que pouco absorvidas. As novelas que foram exibidas durante seis meses conseguiram mostrar ao público a profundidade do aspecto religioso, e assim, influenciando o espectador a se tornar espírita ou pelo menos tomar conhecimento corretamente da doutrina? Esta é uma das principais reflexões e contribuição no aspecto comunicacional já que a Comunicação é um processo e possui diversos conceitos, não somente de emissor-mensagemreceptor. A complexidade existe e precisa ser observada para direcionar os estudos neste campo e as telenovelas irão apontar isto se forem pesquisadas.

Objetivo Geral -

Entender a importância da doutrina que é levada ao público, seu conhecimento e a produção das telenovelas enquanto produto social;

Objetivos Específicos - Apresentar uma construção simbólica referente às telenovelas;

Mostrar suas variações, significados, linguagens e discursos;

- Investigar os discursos apresentados em ambas as telenovelas;

- Compreender o conceito da doutrina espírita e das telenovelas enquanto formato;

- Refletir sobre o papel do Espiritismo dentro da Comunicação;

- Identificar a relação entre o aumento da população espírita no país e a veiculação das telenovelas.

Procedimentos metodológicos

Esta é apenas uma proposta de dissertação no Mestrado em Comunicação na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Será finalizada com uma abordagem qualitativa, com os seguintes instrumentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico, análise fílmica e análise de conteúdo, pesquisa documental do acervo das telenovelas e análise do discurso espírita nas telenovelas.

Referencial teórico

Por se tratar de uma proposta inicial, voltada para a dissertação que será elaborada pela autora no Mestrado em Comunicação pela UFG, o artigo levará em conta os conceitos do Espiritismo, telenovelas, construção simbólica, fatores externos e internos voltados ao produto final que são as novelas exibidas. Será considerada a discussão do Espiritismo e a Comunicação, a televisão e a telenovela, a telenovela e a produção social de sentidos e tudo o que as novelas em questão apresentam como dados históricos, conceitos, ficha técnica, sinopse, discursos.

Resultados Parciais (ou esperados)

Apresentar dados acerca do aumento ou não de espíritas com a apresentação das telenovelas e até simpatizantes com a doutrina e a análise do discurso espírita como referência. Uma reflexão e busca por mais um conhecimento sobre a doutrina vinculada ao contexto da Comunicação e produto cultural.

Referências

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LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GÓMEZ, Guillermo Orozco. Obitel 2016 - (Re) Invenção de Gêneros e Formatos da Ficção Televisiva. Porto Alegre: Sulina, 2016.

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TEMER, Ana. NERY, Vanda. Para entender as Teorias da Comunicação. Uberlândia: Edufu.2009.

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