Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

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A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COMO MÉTODO DE COMPREENSÃO DO ETHOS JORNALÍSTICO
Stephanie Silva, Thiago Mainieri

Última alteração: 2019-06-13

Resumo


Mestranda no curso de Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás - FIC/UFG, na linha de pequisa Mídia e Cidadania

Resumo: O artigo traz uma análise da relação entre a pesquisa etnográfica, a observação participante e o estudo de culturas, particularmente a cultura dos profissionais jornalistas por meio de um estudo comparativo entre duas pesquisas que utilizaram esta metodologia. Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Etnografia; Observação Participante; Ethos Jornalístico.

Proposta

O trabalho A observação participante como método de compreensão do ethos jornalístico tem o objetivo de analisar o uso da etnografia como método e a observação participante como técnica em pesquisas que buscam interpretar o ethos jornalístico. Foram escolhidos para análise desta metodologia dois objetos de estudo, uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado que optaram por um recorte etnográfico como metodologia de pesquisa.

Durante a pesquisa para a tese de doutorado Entrevistando Planilhas: estudo das crenças e do ethos de um grupo de profissionais de jornalismo guiado por gados no Brasil, o pesquisador Marcelo Ruschel realizou uma observação participante de 60 horas na redação do jornal o Estado de S.Paulo. Já Marcia Veiga Da Silva, para a sua dissertação Masculino, o gênero do jornalismo: um estudo sobre os modos de produção das notícias, fez uma observação de 11 semanas na redação de telejornalismo da RBS TV.

Objetivos

O objetivo deste artigo é fazer um estudo comparativo entre as duas pesquisas para avaliar o uso da técnica observação participante na compreensão da cultura e das rotinas produtivas dos jornalistas.

Procedimentos Metodológicos

O primeiro passo metodológico do trabalho será a revisão bibliográfica sobre a etnografia como metodologia e a observação participante como técnica de pesquisa de acordo com estudos sobre metodologia e pesquisas qualitativas. O segundo passo metodológico é a análise comparativa entre os trabalhos selecionados para verificar a utilização da técnica e importância dela para o estudo do ethos jornalístico.

Resultados Esperados

Mostrar como a escolha da metodologia e da técnica estão diretamente relacionadas ao objeto pesquisado por meio da análise da intrínseca relação entre a etnografia e o estudo de culturas, no caso específico, da cultura profissional dos jornalistas.

Referencial Teórico

Para entender melhor a origem da etnografia foram escolhidos dois autores da antropologia, Jean-Marie Auzias e Roberto Cardoso de Oliveira. Já o estudo da observação participante como técnica metodológica foi embasado em reconhecidos autores e obras que versam sobre as metodologias das pesquisas qualitativas: Jorge Duarte e Antônio Barros, Maria Cecília Minayo, Lucia Santaella, Uwe Flick, Jean Poupart e Mirian Goldenberg. Para analisar o uso desta metodologia na percepção do ethos jornalístico, será utilizado também os estudos sobre este conceito na compreensão da “tribo jornalística” de Nelson Traquina. Informações detalhadas dos autores e das obras estão nas referências listadas abaixo.

Referências

AUZIAS, Jean-Marie. Tradução: FONSECA, Carlos Alberto da Fonseca. A Antropologia Contemporânea. São Paulo, SP: Editora Cultrix, 1976.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. RJ/SP: Editora Record, 2000.

POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa- enfoques epistemológicos e metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de (org). A antropologia de Rivers. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1991.

SANTAELLA, Lucia . Comunicação e Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001.

SILVA, Marcia Veiga da. Masculino, o gênero do jornalismo: um estudo sobre os modos de produção das notícias. 2010. 250 f. Dissertação (Mestre em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo - Volume 2: A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2008.

TRÄSEL, Marcelo Ruschel. Entrevistando Planilhas: Estudo das crenças e do ethos de um grupo de profissionais de jornalismo guiado por dados no Brasil. 2014. 314 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.