Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

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TIPOS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA QUANTITATIVA EM COMUNICAÇÃO
Karol Almeida da Silva Abreu

Última alteração: 2019-06-13

Resumo


Mestranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás, com orientação da Profª Dra. Andréa Pereira dos Santos.

Resumo: A pesquisa apresenta uma revisão de literatura sobre pesquisa quantitativa, com embasamento no autor Naresh Malhotra (2006) e exemplos de pesquisa de comunicação com utilização do método quantitativo.

Palavras-chave: pesquisa quantitativa; comunicação; método quantitativo.

Proposta

Trata-se de uma revisão de literatura sobre os tipos e instrumentos de coleta quantitativa. A abordagem teórica é baseada no autor Naresh Malhotra (2006) e autores complementares. E são apresentados exemplos de pesquisas de mestrado em Comunicação com a utilização do método quantitativo.

Objetivos

Apresentar os tipos e instrumentos de pesquisa quantitativa e aplicações da pesquisa quantitativa na área de comunicação.

Procedimentos metodológicos

Revisão de literatura sobre os tipos e instrumentos de pesquisa quantitativa, seguido de exemplos de pesquisas com abordagem quantitativa.

Referencial teórico

Segundo Tuzzo (2016, p. 144), a pesquisa quantitativa “se preocupa com a mensuração da intensidade, frequência ou quantidade”. Na coleta de dados e no tratamento de dados utiliza-se a quantificação, por meio do tratamento estatístico. Esses dados estatísticos não constituem parte final do processo, pois estes deverão ser interpretados e analisados pelo pesquisador, que constituirá o final do processo de pesquisa quantitativa.

Os tipos de coletas quantitativas mais comuns são: questionários, formulários e escalas, sendo os instrumentos considerados como subtipos de coleta, tais como: questionário fechado/estruturado, escala nominal, escala ordinal, escala intervalar, escala razão, escala de Likert, dentre outros.

Para Malhotra (2006, p. 290), “o questionário é uma técnica estruturada para coleta de dados que consiste em uma série de perguntas, escritas ou orais, que um entrevistado deve responder”. O questionário é apenas uma das opções de coleta de dados, podendo ser combinado com outros tipos de coleta.

Segundo Malhotra (2006, p. 244), “a escala envolve a criação de um continuum6 no qual se localizam os objetos medidos”. A escala de Likert é “uma escala de mensuração com cinco categorias de respostas, variando de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”, que exige que os participantes indiquem o grau de concordância ou de discordância com cada uma das várias afirmações relacionadas aos objetos de estímulo” (MALHOTRA, 2006, p. 266).

Resultados

Na pesquisa de mestrado de Filipe Reis intitulada “Análise da produção de artigos científicos de pesquisadores das áreas de Ciência da Informação e Comunicação na base de dados Scopus: subsídios para a compreensão da interdisciplinaridade” o tema é abordado de forma tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Na abordagem quantitativa buscou identificar os países com maior quantidade de artigos, universidades com maior quantidade de artigos e periódicos com maior quantidade de artigos publicados.

Na pesquisa de João Henrique Thomé Santiago, intitulada “Referenciais identitários e internet: a formação de neotribos urbanas a partir do Goiânia Noise Festival”, o percurso metodológico foi composto pela abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados obtidos, principalmente aqueles que partiram das 131 respostas dadas aos questionários. Essa pesquisa mostra a pesquisa quantitativa, através do instrumento de coleta de dados bastante conhecido: o questionário.

Nas duas pesquisas acima se observa a presença da combinação de metodologias, no qual nenhuma utilizou apenas um único método, tendo em vista que muitas vezes a utilização de um único método ou coleta de dados não é suficiente para responder o problema de pesquisa.

Referências

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Tradução Laura Bocco. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

REIS, Filipe. Análise da produção de artigos científicos de pesquisadores das áreas de Ciência da Informação e Comunicação na base de dados Scopus: subsídios para a compreensão da interdisciplinaridade. 2017. 263 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

SANTIAGO, João Henrique Thomé. Referenciais identitários e internet: a formação de neotribos urbanas a partir do Goiânia Noise Festival. 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

TUZZO, Simone Antoniaci. Os sentidos do impresso. Goiânia: Gráfica UFG, 2016.