Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

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A TRIANGULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ESTUDOS DE RECEPÇÃO
Gilmara Roberto Moreira

Última alteração: 2019-06-08

Resumo


Jornalista, estudante de mestrado da linha de Mídia e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Orientanda de Nélia Del Bianco, professora doutora associada da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) aposentada (2016), que atua como professora voluntária do PPGCOM. E-mail: gilmararobertom@gmail.com.

Resumo: O presente trabalho discute como a triangulação pode ser utilizada como estratégia metodológica num estudo de recepção de mídia no meio rural em Goiás.

Palavras-chave: metodologia de pesquisa; triangulação; estudo de recepção; meio rural.

Apresentação

O projeto a que está relacionado a metodologia discutida neste trabalho é motivado pelo anseio de se compreender como os processos de comunicação e informação se dão no meio rural e qual seu reflexo no cotidiano das famílias do campo.

Objetivos

O presente resumo tem como objetivo discutir como a estratégia metodológica da triangulação pode ser utilizada no desenvolvimento de um estudo de recepção que envolve agricultores familiares residentes no Estado de Goiás.

Procedimentos metodológicos

Os estudos positivistas que tratavam das relações funcionais de causa e efeito entre fenômenos e seus resultados impactaram historicamente na consolidação de modelos de pesquisa quantitativos, fundados sobre a lógica experimental-matemática (SEVERINO, 1980).

Partindo de uma abordagem construtivista, por sua vez, nos estudos de abordagem qualitativa “os pressupostos teóricos vão sendo descobertos e formulados à medida que se dá a incursão no campo e que se vão analisando os dados” (DUARTE, 2009, p. 7).

Num contexto histórico de disputa de validade entre as abordagens, nasce a triangulação como proposta para o desenvolvimento de pesquisas que misturem métodos qualitativos e quantitativos, cuja aposta é a de discutir com maior amplitude a complexidade do mundo social.

Dentro dessa perspectiva, o estudo pretende, de um lado, desenvolver uma pesquisa quantitativa a fim de definir o perfil e as práticas de consumo de informação pelos agricultores familiares do Estado, por meio de questionário fechado. O objetivo é que, nessa etapa da pesquisa, possam ser respondidas questões como: quais os hábitos de recepção de notícias do agricultor? Qual o espaço ocupado pelo rádio, pela TV e pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de informação do produtor?

Por outro lado, a abordagem qualitativa do estudo pretende investigar, por meio de uma pesquisa etnográfica, como o agricultor familiar recebe os conteúdos informativos. Nessa abordagem, pretende-se verificar se o pequeno produtor compreende o que lê, assiste ou ouve; se as informações que chegam pela mídia tradicional são suficientes e eficazes para sanar sua demanda de informação; de que modo se dão os processos de medição no meio rural; entre outras questões.

Referencial teórico

Construída com bases nos estudos de psicologia, “a triangulação supera as limitações de um método único por combinar diversos métodos e dar-lhes igual relevância” (FLICK, 2009, p. 32). De acordo com Minayo, Assis e Souza (2005), a triangulação não é uma metodologia em si, mas sim “uma estratégia de investigação voltada para a combinação de métodos e técnicas” (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005, p. 15). Ou seja, a triangulação não traz métodos e técnicas próprias, mas sim busca os melhores resultados na compreensão de um fenômeno por meio da integração dos dados levantados pelas diferentes abordagens (quantitativas ou qualitativas).

A proposta é que a metodologia de pesquisa seja desenvolvida tendo como base os estudos culturais e dos estudos latino-americanos sobre mediações e recepção.

Resultados esperados

Com o uso da estratégia metodológica da triangulação, espera-se que a pesquisa apresente um diagnóstico acerca da recepção de notícias no meio rural em Goiás. O objetivo é que o levantamento possibilite um avanço na compreensão sobre a forma como se comunicam e se informam as famílias do campo.

Referências

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico: diretrizes para o trabalho científico-didático na universidade. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

DUARTE, Tereza. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). CIES e-WORKING PAPER, n. 60, 2009. Lisboa, Portugal. Disponível em: http://cies.iscte-iul.pt/destaques/documents/CIES-WP60_Duarte_003.pdf. Acesso em: 18 jun. 2017.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (orgs). Avaliação por triangulação de Métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.