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Autoconfiança de acadêmicos de enfermagem na administração de medicamentos parenterais: uma estratégia simulada
Última alteração: 2019-11-21
Resumo
Introdução: A autoconfiança quando presente durante o período de formação profissional aumenta a probabilidade de sucesso, por assim proporcionar mais facilmente o desenvolvimento de competências e habilidades. Objetivo: Avaliar a autoconfiança e satisfação de acadêmicos de enfermagem em relação à administração de medicamentos em um ambiente simulado. Métodos: Estudo quase-experimental não equivalente com um único grupo submetido à uma aula expositiva e à estratégia simulada para avaliar o nível de satisfação e autoconfiança na aprendizagem durante as diferentes fases do estudo. Os dados foram coletados por meio de instrumentos estruturados. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados. Os resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, CAEE: 02151218.1.0000.0030. Resultados: A amostra foi composta predominantemente pelo sexo feminino (87,8%), com a idade média de 22,1 anos. Os estudantes declararam que a autoconfiança melhorou da fase inicial (baseline e aula) [3,5 (3,0 – 3,8) e 3,4 (3,0 – 4,1)] para as fases finais (pós-simulação imediata [3,7 (3,3 – 4,0)] e tardia [3,7 (3,1 – 4,0)], enquanto à satisfação na aprendizagem dos estudantes, durante o desempenho no cenário simulado de administração de medicamento, mostrou-se satisfatória da fase baseline (inicial) [3,8 (3,5 – 4,2)] para a pós-simulação imediata [3,9 (3,5 – 4,1)], embora na fase mais tardia (retenção) [3,5 (3,2 – 3,8)] tenha sinalizado uma redução. Conclusão: A autoconfiança dos estudantes melhorou da fase inicial (baseline) às fases de pós-simulação imediata e tardia no que se refere ao desempenho relacionado a habilidade técnica de administração de medicamento por via parenteral. Evidenciou-se que a satisfação embora tenha apresentado uma melhora inicialmente, apresentou redução na fase mais tardia do estudo (de retenção). De forma geral, o estudo apontou para a potencial relação da autoconfiança e satisfação do estudante no desempenho prático.
Descritores: Autoconfiança; Simulação; Estudantes, de enfermagem, Administração intravenosa.