Portal de Conferências da UnB, II Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de Enfermagem da FCE/UnB

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ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO EM PACIENTE HOSPITALIZADO: GANHO DE CONHECIMENTO MEDIADO PELA SIMULAÇÃO
KANG HYO WON, Breno de Sousa Santana, Marcia Cristina da Silva MAGRO

Última alteração: 2019-11-21

Resumo


Introdução: A integração da estratégia de simulação com o método de ensino tradicional tem sido implementada ao longo das últimas décadas no ensino em saúde. Essa combinação reflete-se em vários benefícios na aprendizagem, a exemplo do ganho e retenção de conhecimento dos estudantes de enfermagem através da experiência e vivência em cenários realísticos. Método: A amostra foi composta por 41 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública localizada no Distrito Federal. Os dados foram coletados durante o período de março a julho de 2019. O conhecimento foi avaliado em pré, imediatamente após e 30 dias após a intervenção por meio de um instrumento estruturado, constituído de questões com variação da pontuação de 0 a 100 pontos sobre a segurança do paciente no preparo e administração de medicamentos endovenosos. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados. Considerou-se significativo resultados com p<0,05. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), CAEE: 02151218.1.0000.0030, Resultados: Os participantes mostraram ganho significativo de conhecimento da etapa inicial (baseline), quando participaram da aula expositiva combinado ao  acesso ao material didático para nivelamento do conhecimento [90 (75 – 96)], ao período pós-aula [96 (90 – 98)] e após a intervenção prática – simulação [96 (79 – 98)] p<0,05. Após 30 dias da intervenção, o conhecimento final permaneceu maior do que no período inicial [94 (73 – 96)] vs [90 (75 – 96)], embora sem relevância estatística. Conclusão: Os resultados mostraram que houve ganho significativo de conhecimento da fase inicial para o período pós-imediato à intervenção. No entanto, da fase inicial para a final, ou seja, de avaliação da retenção de conhecimento sobre administração de medicamento parenteral identificou-se que o conhecimento progrediu, embora de forma menos expressiva. Em paralelo, observou-se que a exposição de estudantes ao modelo pedagógico mediado pela simulação realística proporciona vantagem na presença da integração do método de ensino tradicional com a simulação como estratégia de ensino para aquisição e manutenção do conhecimento adquirido.

Descritores: Simulação realística, Ganho de conhecimento, Estudantes de enfermagem.