Última alteração: 2019-11-21
Resumo
Introdução: No Brasil, o planejamento reprodutivo é um direito social garantido por lei, porém o índice de gestações não planejadas é alto. Precisa-se melhorar o ensino para oferecer que os enfermeiros sejam mais preparados a este tipo de atendimento. Objetivo: Elaborar e validar dois cenários para simulação realística sobre a assistência de enfermagem em planejamento reprodutivo. Método: Estudo metodológico desenvolvido em cinco etapas: Overview, Scenario, Scenario Design Progression, Debriefing e Assessment. A coleta de dados ocorreu no Laboratório de Habilidades e Simulação do Cuidado da UnB – FCE, em 08 de julho de 2019, com 23 participantes. Os dados foram analisados no Microsoft Excel® versão 2016, com cálculo de estatística descritiva e de índice de validade de conteúdo (IVC). Considerou-se um IVC mínimo de 0,78 para validação do cenário. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ceilândia da UnB, sob CAAE nº03107418.5.0000.8093. Resultados: O IVC do cenário sobre consulta de enfermagem em planejamento reprodutivo foi 0,75 e no cenário sobre atividade educativa em planejamento reprodutivo foi 0,83. O primeiro avaliado por 4 e o segundo por 5 juízes. Por fins matemáticos o primeiro cenário foi validado com IVC 0,75. Considerações finais: Conclui-se que o tema deve ser mais trabalhado na formação dos enfermeiros. A simulação realística é uma nova tendência para que o aluno vivencie seu atendimento em ambiente controlado, aprimorando suas condutas. Espera-se que, com a publicação destes cenários validados, outras universidades os adotem no ensino, difundindo assim essa metodologia ativa de ensino.