Portal de Conferências da UnB, II Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de Enfermagem da FCE/UnB

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Construção e validação de cenários para simulação realística sobre assistência de enfermagem às gestantes hipertensas.
Samyla Carla Nóbrega Silva, Juliana Machado Schardosim

Última alteração: 2019-11-21

Resumo


Introdução: A hipertensão gestacional figura entre as principais causas de morbimortalidade materna e perinatal mundialmente. A simulação realística no ensino visa preparar os futuros enfermeiros ao manejo destas gestantes. Objetivo: Elaborar e validar dois cenários para simulação realística sobre assistência de enfermagem nas situações de síndromes hipertensivas gestacionais para utilização no curso de graduação em enfermagem. Método: Estudo metodológico em cinco etapas (Overview, Scenario, Scenario Design Progression, Debriefing e Assessment), desenvolvido em julho de 2019 no Laboratório de Habilidades e Simulação do Cuidado na UnB-FCE, com 20 participantes. Os dados foram analisados no software Microsoft Excel® versão 2016. Calculou-se estatística descritiva e o Índice de Validação de Conteúdo (IVC), admitido um mínimo de 0,78 para validação. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília sob CAAE nº 03107418.5.0000.8093. Resultados: O cenário “Atuação do(a) enfermeiro(a) no caso de Hipertensão Gestacional durante o pré-natal” com IVC de 0,89 e o cenário “Atuação do(a) enfermeiro(a) no atendimento à gestante com Pré-Eclâmpsia grave” com IVC de 0,82 foram validados. Os juízes sugeriram modificações:  organização dos checklists em subseções facilitando a avaliação do professor, retirada da punção venosa no caso de pré-eclâmpsia grave focando em outros aspectos clínicos e destaque de condutas cruciais nos checklists. Considerações Finais: Acredita-se na simulação realística como metodologia de ensino efetiva e inovadora e espera-se que os cenários publicados na íntegra nesse trabalho sejam utilizados no ensino nos cursos de graduação em enfermagem em outras universidades.