Portal de Conferências da UnB, II Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de Enfermagem da FCE/UnB

Tamanho da fonte: 
Construção e validação de cenários para simulação realística sobre assistência de enfermagem na atenção pré-natal no primeiro trimestre de gestação.
Fernanda Coêlho do Nascimento, Juliana Machado Schardosim

Última alteração: 2019-11-21

Resumo


Introdução: O pré-natal possui importante papel na redução de riscos para a gestante e recém-nascido. A simulação realística favorece o preparo dos futuros enfermeiros para um atendimento pré-natal de qualidade, evitando erros e agravos aos pacientes. Objetivo: Elaborar e validar dois cenários, para utilização em simulação realística no curso de graduação em enfermagem, sobre a assistência de enfermagem na atenção pré-natal no primeiro trimestre de gestação. Método: Estudo metodológico em cinco etapas: overview, scenario, scenario design progression, debriefing e assessment, desenvolvido em julho de 2019 com 22 participantes no Laboratório de Habilidades e Simulação do Cuidado da UnB–FCE. Na análise de dados foi calculada estatística descritiva e o Índice de Validade de Conteúdo, considerando valor mínimo aceitável de 0,78. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília sob CAAE nº 03107418.5.0000.8093. Resultados: O cenário “Atividade Educativa no Pré-Natal” com IVC de 0,78 e o cenário “Primeira Consulta de Pré-Natal Realizada pelo(a) Enfermeiro(a)” com IVC de 0,85 foram validados. Os juízes sugeriram: valorizar o parceiro no pré-natal em ambos os cenários, adequação da comunicação não verbal dos atores, incluir conversas paralelas durante o cenário sobre atividade educativa e inserção de itens nos checklists que abordassem os antecedentes do parceiro e de seus familiares e o aconselhamento sobre os testes rápidos realizados na consulta. Conclusão: Os cenários foram validados e espera-se que outros pesquisadores continuem validando cenários com rigor metodológico solidificando a simulação como método de ensino no país.