Última alteração: 2019-06-28
Resumo
Introdução: a Arteterapia é uma das práticas terapêuticas criativas e lúdicas que pode ser utilizadas para o público infantojuvenil com câncer para expressem suas emoções. Objetivos: descrever e analisar os sentimentos expressos pelo público infantojuvenil com doenças crônicas durante uma intervenção lúdica de Arteterapia e identificar os benefícios dessa técnica. Método: estudo de abordagem mista, descritiva e exploratória. Foi desenvolvida uma intervenção lúdica em Arteterapia individual com catorze crianças e/ou adolescentes com doenças crônicas. O período de coleta de dados foi de fevereiro a novembro de 2018. Esse estudo é um subprojeto da pesquisa intitulada: “A Arteterapia e o câncer infantojuvenil” que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (CEP/FEPECS) sob o CAAE nº 58435216.0.0000.0030. Resultados: Definiu-se a priori seis sentimentos de análise, a saber: saudade, esperança, preocupação, ansiedade, tranquilidade e tristeza. Por meio deste estudo piloto, compreendeu-se que o uso de recursos lúdicos em Arteterapia favoreceu a emergência da representação internalizada pelo trauma. Conclusões: Este estudo piloto pode ser uma estratégia lúdica em enfermagem que contribui para facilitação da expressão de sentimentos de crianças e/ou adolescentes.