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Na Contramão do Mercado: Os Reflexos da Pandemia da Covid-19 no Faturamento e no Recolhimento de Tributos nos Supermercados
Matheus de Farias Aires, Aldo Leonardo Cunha Callado, Raiza Gabriele Lima dos Santos, Thayná de Oliveira Fernandes

Última alteração: 2021-05-25

Resumo


A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou em 11 de março de 2020 estado de pandemia mundial do vírus SARsCov-2, popularmente conhecida como Covid-19. Este artigo realiza uma análise sobre o efeito da pandemia Covid-19, no faturamento e arrecadação de imposto dos supermercados do estado da Paraíba. Para tanto, foi utilizado o teste de normalidade Shapiro-Wilk e Wilcoxon para dados pareados, e, a amostra estudada teve 34 supermercados, na qual foram considerados dados do faturamento e ICMS de janeiro de 2017 a maio de 2020. Achados desse estudo corroboram com a hipótese nula, na qual os supermercados tiveram aumento no seu faturamento e por consequência nos tributos (ICMS). Essa pesquisa é pioneira ao relacionar a pandemia e seus efeitos nas organizações.

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