Última alteração: 2016-11-14
Resumo
Estar em instituições de ensino requer o envolvimento com atividades de inteligência associadas às ações humanas e passíveis de uma série de interferências, erros e omissões, intencional ou inconscientemente. Conforme a teoria da aprendizagem social, ao longo de suas vidas, indivíduos internalizam modelos de pessoas como referência tais como familiares, personagens de TV, amigos reais e, até mesmo, os virtuais, professores e colegas em ambientes formais de ensino, dentre outros. Com foco nesta pessoa modelo, redes vão sendo estabelecidas - conscientemente ou não. As redes sociais que se estabelecem durante a vida, em especial, durante a formação educacional, têm importância preponderante na inserção no mercado de trabalho. Assim, as redes sociais podem funcionar como mecanismos de fabricação ou de reprodução das desigualdades de gênero, de classe e racial, como também podem produzir verdadeiros fenômenos de superação. O objetivo deste estudo é demonstrar como a vida acadêmica pode influenciar no estabelecimento de condutores, funcionando como verdadeiras alavancas ou atravancas para o avanço de pessoas egressas. Trata-se de pesquisa resultante da inter-relação de várias disciplinas, baseada na teoria crítica. Fora apurado que redes sociais se fecham em grupos impedindo o acesso de não pares.