Última alteração: 2016-11-14
Resumo
Nos últimos anos tem-se notado um relevante aumento no uso de tecnologia para as atividades rotineiras. Segundo algumas pesquisas, estes recursos utilizados de forma abundante na vida pessoal não atingem da mesma forma a sala de aula. Em síntese, pode-se verificar o paradoxo de uma sociedade conectada e de uma sala de aula que ainda utiliza recursos de 15 ou 20 anos atrás. Essa inconsistência (sociedade e sala de aula) levanta algumas questões: Será que os docentes não usam por não terem benefícios? O que as pesquisas têm demonstrado sobre o uso de tecnologia no ensino contábil? A tecnologia ajuda ou atrapalha? Ciente deste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo sintetizar os achados da literatura nacional e internacional sobre o uso da tecnologia em sala de aula, buscando assim verificar se os resultados das investigações determinam a utilização destes recursos como tendo impactos positivos ou negativos ao processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em periódicos nacionais e em um periódico internacional no período de 2004 a setembro de 2013. Após analisar 813 artigos, ao final, obteve-se uma amostra de dois artigos nacionais e 15 internacionais que demonstraram aplicação de tecnologia no ensino presencial em Contabilidade. A maior parte dos artigos evidenciou resultados positivos com a adoção. Apenas um demonstrou resultado negativo e dois apresentaram resultado nulo. Esses achados demonstram que o tema tem atraído ainda pouco atenção apesar do crescimento da oferta de cursos em que a tecnologia assume papel preponderante na intermediação da relação professor-aluno-conteúdo. Estudos futuros podem procurar entender os motivos desse contraditório desinteresse.