Portal de Conferências da UnB, 2º Congresso UnB de Contabilidade e Governança - 2nd UnB Conference on Accounting and Governance

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Qualidade da Informação Contábil: uma Análise do Modelo de Serviços Compartilhados na Contabilidade do Terceiro Setor
JOSEILTON SILVEIRA DA ROCHA, INÊS TERESA LYRA GASPAR DA COSTA, LAERSON MORAIS SILVA LOPES, LÊNIO VITOR OLIVEIRA MENEZES

Última alteração: 2016-11-15

Resumo


A Contabilidade, ao fornecer informações sobre o patrimônio, é fundamental para melhorar a qualidade das atividades de Organizações Não Governamentais, além de viabilizar o incremento na obtenção de apoio de agentes externos. Quando o serviço é realizado por meio de um Centro de Serviços Compartilhados, a teoria aponta para a melhoria da qualidade das atividades auxiliares e, por consequência, das atividades principais de uma entidade. Este estudo tem como objetivo discutir como são prestados os serviços contábeis por um CSC para ONGs da região do Baixo Sul da Bahia, discorrendo sobre esse modelo de prestação de serviço. Para tanto, neste estudo foram realizadas visitas in loco com realização  de entrevistas junto aos gestores. Verificou-se que o prestador de serviços entrega os produtos que a Contabilidade deve fornecer, contudo, as conclusões decorrentes dos resultados da pesquisa indicam que, no caso analisado, o modelo de CSC responde em parte às necessidades dos gestores das ONGs, pois há um cumprimento parcial quanto às características qualitativas inerentes às informações contábeis; existe a necessidade de apoio técnico por parte dos prestadores; e constatou-se que algumas demonstrações contábeis obrigatórias não são incorporadas no discurso, o que aponta para uma ausência de compreensibilidade.


Palavras-chave


Centro de Serviços Compartilhados; Contabilidade do Terceiro Setor; Baixo Sul da Bahia

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