Portal de Conferências da UnB, VI SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE

Tamanho da fonte: 
A importância dos Estudos de Internet na Ciência da Informação
Greyciane LINS, Elmira SIMEÃO

Última alteração: 2017-10-16

Resumo


Demonstra como os estudos sobre a cibercultura e a evolução da filosofia da informação e cibernética estão atualizadas nos estudos científicos sobre internet.
O ambiente cibernético, que ora se coloca como um dos principais provedores de informação, está inserido como motivador para que as mudanças no fluxo de informação e o ideal cibernético Wiener sejam parte da observação dos pesquisadores da cibercultura dentro da área de comunicação e Ciência da Informação.
Estudos que dizem respeito a esse espaço estão cada vez mais em desenvolvimento, e estão sendo formalizados em associações cientificas de pesquisadores.
No Brasil, Associação Brasileira de Cibercultura, ABCIBER, e Brazilian Institute for Web Science Research. Nos Estados Unidos, a Resource Center for Cyberculture Studies (RCCS) e a mais expressiva mundialmente, Association of Internet Researches, AOIR.
Portanto, a pesquisa demonstra a internet como objeto de pesquisa sob o ponto de vista da infraestrutura tecnológica de comunicação bem como os recursos sociais e culturais que influenciam e são influenciados pelo fluxo de informação.
Por verificarmos que as estruturas de tecnologias de comunicação fizeram a comunicação humana se modificar, entende-se que a natureza da informação também possa ter se adaptado a essas mudanças. Por isso, esse estudo se justifica por trazer a visão da área cibercultural para a Ciência da Informação, sobre o seu objeto de estudo, a informação. Conclui sobre a importância da Ciência da Informação para esses estudos pois possui um papel essencial nos processos inerentes a informação na internet, como o de fomentar acesso à informação acadêmica e científica nos movimentos de acesso aberto ou iniciativa de arquivos digitais.

Palavras-chave


estudos de internet; ciência da informação; cibercultura; tecnologías de informação