Portal de Conferências da UnB, VI SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE

Tamanho da fonte: 
A atenção no letramento informacional
Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Última alteração: 2017-10-05

Resumo


O letramento informacional é compreendido como processo de aprendizagem para desenvolvimento das competências de busca e uso da informação. Envolve competências e habilidades para delimitar o problema ou tarefa de pesquisa, planejamento para identificar as fontes e recursos de informações a serem usados, acesso eficaz e eficiente da informação, bem como critérios de avaliação da informação. Além disso, abrange também a organização e aquisição do conhecimento e os aspectos legais, sociais e econômicos da informação (GASQUE, 2012). Tais atividades são complexas e requerem a compreensão dos processos cognitivos envolvidos como atenção, percepção, memória, raciocínio. Destes processos, a atenção tem sido intensamente discutida em um mundo de distrações e fragmentação, em especial com o advento da internet. Ao considerar, por exemplo, a pesquisa da informação na internet em que o usuário se depara com milhões de possibilidades, a manutenção do foco de atenção possibilita a finalização da tarefa e a resolução do problema.

Nesse sentido, a atenção refere-se ao processamento ativo de uma quantidade limitada de informação por meio dos sentidos, uma vez que não é possível o homem prestar atenção a tudo ao mesmo tempo (STERNBERG, 2000). A atenção requer retirar alguns estímulos do foco, a fim de lidar eficazmente com os outros. As pessoas com dificuldades em prestar atenção em algo ficam à deriva até que sejam atraídas por algum estímulo (GOLEMAN, 2014). Uma metafora, proposta por Cosenza e Guerra, (2011) mostra que que a atenção pode ser entendida como “uma janela aberta para o mundo” (p.42), em que se pode utilizar uma lanterna para iluminar os aspectos mais importantes e interessantes para o observador da janela.
A atenção, portanto, torna-se fundamental no processo de LI por permitir o monitoramento das interações entre o usuário e a pesquisa e o uso da informação. O estudo da atenção envolve questões sobre consciência, processos controlados e automáticos, habituação, funções da atenção e teorias da atenção. A compreensão dos processos cognitivos, particularmente do atencional possibilita a melhoria do processo de letramento informacional, por isso deve se mostrar um tópico de estudo crescente na área de ciência da informação. O presente artigo discute a importância da atenção no processo de aprendizagem, em especial do letramento informacional e apresenta as pesquisas realizadas sobre atenção e letramento informacional com objetivo de subsidiar os pesquisadores da área, bem como os profissionais envolvidos nos programas de letramento informacional.

COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação. Porto Alegre: Artmed, 2011.

GASQUE, Kelley Cristine G. D.. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. 1. ed. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, 2012. 178p. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf>. Acesso em: 08 mai. 2017.

GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

STERNBERG, R. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VAN DAM, nick Inside the learning brain: cognitive neuroscience will shape the future of corporate learning practices. Learning, v.67, n. 4, p. 30, 2013.

Palavras-chave


letramento informacional; atenção; processos cognitivos básicos