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PERSPECTIVAS CONCEITUAIS SOBRE A MEDIAÇÃO CULTURAL NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
Alessandro Rasteli Ale, Rosângela Formentini Caldas

Última alteração: 2017-10-16

Resumo


PERSPECTIVAS CONCEITUAIS SOBRE A MEDIAÇÃO CULTURAL NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
Eixo 01 – Informação, desenvolvimento e sociedade

RESUMO
Cada vez mais a mediação vem sendo alvo de estudos na Ciência da Informação no Brasil. Embora seja um conceito trabalhado, a mediação ainda se configura como conceito embrionário e premente de uma construção de sentidos mais sólida. O mesmo ocorre com a mediação cultural, cuja definição é tarefa que se encontra ainda em processo, apesar de se encontrar na literatura da Ciência da Informação a mediação cultural vista sob diversas perspectivas. Perante o exposto, o objetivo da pesquisa está em descrever as perspectivas conceituais emitidas na literatura da Ciência da Informação no Brasil para a mediação cultural. Para alcançar esse intento, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico, examinando-se documentos extraídos da Base de dados em Periódicos na Ciência da Informação (BRAPCI), dos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e de livros eletrônicos. Alguns pesquisadores da área têm focado a mediação cultural sob o viés de perspectivas conceituais diversas, destacando-se paradigmas como a construção de sentidos, a apropriação cultural, a negociação cultural, o protagonismo cultural e os dispositivos produtores de sentidos.

PALAVRAS-CHAVE: Mediação cultural; Ciência da Informação; Dispositivo cultural; Apropriação cultural.

CONCEPTUAL PERSPECTIVES ON CULTURAL MEDIATION IN INFORMATION SCIENCE IN BRAZIL

ABSTRACT
Increasingly mediation has been the focus of studies in Information Science in Brazil. Although it is a worked concept, mediation still shapes itself as an embryonic and urgent concept of a more solid sense construction. The same is true of cultural mediation, whose definition is a task that is still in process, although cultural mediation seen from different perspectives is found in the literature of Information Science. In view of the above, the objective of the research is to describe the conceptual perspectives emitted in the literature of Information Science in Brazil for cultural mediation. In order to reach this objective, we opted for qualitative and bibliographic research, examining documents extracted from the Database in Periodicals in Information Science (BRAPCI), the annals of the National Encounter of Research in Information Science (ENANCIB), The Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and electronic books. Some researchers in the area have focused on cultural mediation under the bias of diverse conceptual perspectives, highlighting paradigms such as the construction of meanings, cultural appropriation, cultural negotiation, cultural protagonism and sense producing devices.

KEYWORDS: Cultural mediation; Information Science; Cultural device; Cultural appropriation.

1 Introdução

Cada vez mais a mediação vem sendo alvo de estudos na Ciência da Informação no Brasil. Essa constatação pode ser comprovada pela busca do termo “mediação” na Base de Dados de periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), em que foram localizados cerca de 308 documentos sobre a temática, entre os períodos de 1980 a 2017.
Embora a mediação seja um conceito trabalhado na Ciência da Informação (CI), especialmente em fins do século XX e início do século XXI, Silva (2015) nos diz que a mediação ainda se configura como conceito embrionário e premente de uma construção de sentidos mais sólida.
O mesmo ocorre com a mediação cultural, como aponta Perrotti (2016), ao discernir que definir mediação cultural é tarefa que se encontra ainda em processo e não podemos afirmar que, apesar de avanços significativos, já se trata de uma noção dotada de estabilidade, referindo-se a realidades e/ou fenômenos tomados num mesmo e preciso sentido.
Para Silva (2010), no campo da CI, a ideia de mediação cultural vem ampliando seus alcances e conquistando posição de destaque nos discursos e práticas da área, embora seja possível evidenciar certa multiplicidade de sentidos no uso do termo que acaba por defini-lo de modos nem sempre convergentes.
Martins e Picosque (2012), também percebe que são muitas as atuações envolvidas na mediação cultural, porém, sua paisagem conceitual e o fazer da mediação em diferentes situações e lugares requer pesquisas e reflexões.
Na CI no Brasil, as pesquisas e estudos envolvendo a mediação cultural ganham força a partir de 2007, destacando-se o pioneirismo de autores como Almeida (2007), Perrotti e Pieruccini (2007) e Almeida e Crippa (2008).
Em decorrência, vários pesquisadores da área têm focado a mediação cultural sob o viés de perspectivas conceituais diversas, destacando-se alguns paradigmas como a construção de sentidos, a apropriação cultural, a negociação cultural, o protagonismo cultural e os dispositivos produtores de sentidos. Tendo isso em mente, o objetivo da pesquisa está em descrever as perspectivas conceituais emitidas na literatura da Ciência da Informação no Brasil para a mediação cultural.

2 Procedimentos metodológicos

A pesquisa é de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico. Objetiva-se realizar uma prospecção dos conceitos emitidos na literatura da área de Ciência da Informação para a mediação cultural, na medida em que se busca examinar a literatura pertinente sobre o assunto, identificando e consultando materiais (teses, dissertações, livros e artigos). Além disso, adotamos uma abordagem qualitativa frente à literatura, o que significa dizer que não estamos enfatizando a frequência dos conceitos encontrados.
Para tanto, realizou-se uma busca bibliográfica nos periódicos indexados pela Base de dados em Periódicos na Ciência da Informação (BRAPCI) , nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) , no catálogo on-line da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), como também os livros disponíveis on-line: Informação e contemporaneidade: perspectivas (LARA; FUJINO; NORONHA, 2007) e Mediação cultural (SALCEDO, 2016) .

3 Mediação cultural: perspectivas conceituais

A mediação cultural vem ganhando interesse crescente em vários países, e também no Brasil, nos campos da Informação, Comunicação e Cultura. Moraes e Almeida (2013) empreendem que no campo da Ciência da Informação e da Educação, o conceito de mediação vem ganhando mais espaço nas discussões entre os pesquisadores, principalmente, com o advento do que se convencionou denominar de Sociedade da Informação. Isto se deve, principalmente, ao fato de que as tradicionais formas de mediação nos ambientes de mediação de informação, cultura e de educação estão sendo transformados; ainda mais, quando se leva em conta a inserção das tecnologias de informação e de comunicação (TICs) nesses ambientes.
Para Silva (2010), no campo da Ciência da Informação, a ideia de mediação cultural vem ampliando seus alcances e conquistando posição de destaque nos discursos e práticas da área, embora seja possível evidenciar certa multiplicidade de sentidos no uso do termo que acaba por defini-lo de modos nem sempre convergentes.
Na Ciência da Informação no Brasil, os olhares para o núcleo epistemológico da mediação cultural vêm ganhando espaço a partir do início do século XXI, destacando-se os trabalhos de Almeida (2007); Perrotti e Pieruccini (2007; 2014); Crippa (2008); Gomes (2010); Perrotti (2016) e Oliveira (2014).
Desse modo, verifica-se que os pesquisadores da área têm sinalizado a mediação cultural sob o viés de perspectivas conceituais diversas, destacando-se paradigmas como a construção de sentidos (GOMES, 2010); a apropriação cultural, o protagonismo cultural, os dispositivos produtores de sentidos (PERROTTI E PIERUCCINI, 2007, 2014) e a negociação cultural (OLIVEIRA, 2014).

Considerações Finais

A mediação cultural vem sendo tema recorrente de reflexões nos campos das Ciências da Informação e da Comunicação, em diversas partes do mundo e também no Brasil. Esse interesse, para Lima e Perrotti (2016) deve-se ao fato do reconhecimento da centralidade da cultura nos processos e nas relações sociais que envolvem a informação e a comunicação.
A expansão da mediação na Ciência da Informação avançou progressivamente nos últimos anos, sendo conjugada frequentemente ao termo informação, leitura e cultura, para designar as expressões “mediação da informação”, “mediação da leitura” e “mediação cultural”.
A mediação cultural é um campo amplo, novo, que se abre para diversas pesquisas, estudos e indagações em diferentes perspectivas e espaços. Embora a ideia de mediação cultural venha ampliando seus alcances e conquistando posição de destaque nos discursos e práticas da área, é possível destacar certa multiplicidade de sentidos no uso do termo.

Referências

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ALMEIDA, M. A.; CRIPPA, G. A Ex-posição: uma experiência de mediação cultural. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – São Paulo/SP, 28 de setembro a 01 de outubro, 2008. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/viewFile/3035/2161. Acessado em: 15/06/2017.

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Palavras-chave


Mediação cultural; Ciência da Informação; Dispositivo cultural; Apropriação cultural.