Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

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IDENTIFICAÇÃO DE DISCIPLINAS QUE ABORDEM CONTEÚDOS ACERCA DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA DO BRASIL
Marta Leandro da Mata

Última alteração: 2015-06-16

Resumo


Compreende-se que a formação do bibliotecário deve abarcar conteúdos que enfoquem o seu papel social, sobretudo no que concerne às questões referentes à Competência Informacional, dado que este profissional tem sido apontado como o responsável por promover, implementar e desenvolver programas desta natureza nas instituições de ensino. A presente investigação faz parte de uma pesquisa de doutorado, tendo-se como objetivo parcial identificar disciplinas que abordam conteúdos de competência informacional. Caracteriza-se como uma pesquisa de cunho exploratório e documental, realizando-se a análise dos currículos e dos planos de ensino. Por meio dos resultados, constatou-se que as disciplinas de serviço de referência e estudos de usuários mencionam a competência informacional em seus planos de ensino. Considera-se que é fundamental que o curso de Biblioteconomia tenha uma abordagem acerca da competência informacional, visto que o bibliotecário necessita ter noção do tema para que possa atuar com a implementação de tais programas e/ou com atividades de educação de usuários nos locais de atuação profissional.

Palavras-chave


Competência Informacional; Biblioteconomia; Serviço de Referência; Estudo de Usuário.