Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO, USABILIDADE E ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS DIGITAIS DE TESES E DISSERTAÇÕES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS
Jean Fernandes Brito, Silvana Aparecida Gregório Borsetti Vidotti

Última alteração: 2015-06-16

Resumo


As atuais Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam o desenvolvimento de ambientes informacionais digitais que contemplam a produção científica da sociedade e o acesso aberto e livre a essa produção. Neste sentido, destacam-se as bibliotecas digitais de teses e dissertações de Instituições de Ensino Superior que disponibilizam esse tipo de produção cientifica em formato de texto completo. Considerando que esses ambientes necessitam ser estruturados de modo a permitir que a sociedade possa ter acesso aos documentos de forma efetiva e eficiente são necessários estudos que apresentam elementos para o desenvolvimento e adequação desses ambientes. Esses estudos podem ser realizados a partir da Arquitetura da Informação e das diretrizes de Usabilidade e Acessibilidade Digital. Objetivamos identificar e apresentar os elementos da Arquitetura da informação, da usabilidade e da acessibilidade que propiciem a interação efetiva e eficiente dos usuários nas bibliotecas digitais de teses e dissertações das universidades estaduais paulistas (Unesp, USP e Unicamp). A pesquisa caracterizou-se como de tipo exploratória, descritiva, bibliográfica e analítica. Para a pesquisa utilizamos fontes bibliográficas primárias e secundárias e selecionamos textos nas temáticas: Arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade digital, bibliotecas digitais, bibliotecas digitais de teses e dissertações e web colaborativa. Para a análise foram selecionadas as bibliotecas digitais de teses e dissertações da Unesp, USP e Unicamp. A análise realizada revelou que há uma aplicabilidade mínima desses elementos e isto demonstra a relevância da aplicação e discussão da Arquitetura da Informação em ambientes de bibliotecas digitais de teses e dissertações.

Palavras-chave


Arquitetura da Informação; Usabilidade; Acessibilidade; Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações; Informação e Tecnologia.