Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
DISPONIBILIZANDO INFORMAÇÕES ADEQUADAS AO PERFIL DO EMPRESÁRIO: UM ESTUDO TEÓRICO PRÁTICO
Clemilton Luis Bassetto, Regina Célia Baptista Belluzzo

Última alteração: 2015-06-20

Resumo


A quantidade e variedade de informação disponível evidenciam novas necessidades e demandas no ambiente empresarial. Compreender os mecanismos de acesso e uso da informação pode oferecer vantagens competitivas aos empreendedores ao oferecer informações de acordo com o seu nível de conhecimento em gestão empresarial. Após pesquisa realizada junto aos analistas e consultores que realizam atendimento aos empresários que buscam os serviços da entidade estudada evidenciou-se que em ações coletivas deve-se realizar procedimento de organização dos participantes pelo seu perfil de conhecimento e não simplesmente pelo porte legal da empresa e nas ações de atendimento individualizado, percebeu-se que, apesar de haver direcionamento estratégico, existe a subjetividade no processo que evidencia a falta de padronização do atendimento considerando as respostas dos entrevistados. No entanto, baseado na experiência profissional, os objetivos da organização conseguem ser alcançados de forma satisfatória ao estabelecer padrões e indicadores para a avaliação do desenvolvimento da Competência em Informação (CoInFo) na entidade pesquisada ao analisar como forte diferencial a oferta de informações adequadas às reais necessidades empresariais para construção de conhecimento em gestão empresarial para que reflitam na melhoria dos processos de gestão e, em decorrência, na tomada de decisão.

Palavras-chave


Informação; Conhecimento; Competência em Informação; Empreendedorismo.