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CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DE UM DOMÍNIO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA APLICADA ÀS TESES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP DE MARÍLIA (2004-2013)
Pollyana Ágata Gomes da Rocha Custódio, Ely Francina Tannuri de Oliveira

Última alteração: 2015-07-08

Resumo


Um domínio poder ser considerado como o entendimento de uma disciplina, área, especialidade, contexto científico ou domínio de conhecimento. Esta pesquisa objetiva analisar o domínio científico aplicado ao universo das teses defendidas na linha de “Ensino, Aprendizagem Escolar e Desenvolvimento Humano”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília, no período de 2004 a 2013. Entre os procedimentos bibliométricos, os estudos da análise de citação e cocitação permitem conhecer os autores mais influentes e mostrar aqueles de maior destaque em relação às citações recebidas e suas relações de cocitações, adotadas pela comunidade citante. Como procedimento de pesquisa, do conjunto de referências presentes nas 44 teses de doutorado, levantou-se um total de 4.880 referências. Foi gerado um banco de dados para a análise das variáveis: autores mais citados e autores mais cocitados. Neste universo, foram considerados como autores mais citados aqueles que receberam pelo menos 11 citações. Para a análise de cocitação, foi construída uma matriz simétrica contendo as frequências de cocitação entre os autores mais citados. Para a visualização da rede de cocitação, utilizou-se o software Pajek. Como resultados, foram destacados 36 autores mais citados, no âmbito das teses de doutorado. Conclui-se sobre a importância da análise de cocitação para a caracterização de um domínio científico e verticalização para a pesquisa em Educação.

Palavras-chave


Análise de Domínio; Educação; Estudos Bibliométricos; Análise de Citação; Análise de Cocitação de Autores.