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PESQUISA CIENTÍFICA EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: ASPECTOS QUALI-QUANTITATIVOS NAS TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNESP
Cristiane Luiza Salazar Garcia, Elaine Cristiane Lopes

Última alteração: 2015-06-16

Resumo


A produção de conhecimento promovida pelas universidades impacta não só as diversas áreas do conhecimento, mas a ciência como um todo. E é principalmente no âmbito da pós-graduação que a atividade de pesquisa e a produção de conhecimento acontece. Assim, a produção de conhecimento realizada nos programas de pós-graduação carece de análise e reflexão. Certos campos de estudo aceleram a produção de conhecimento científico dentro de determinadas áreas do conhecimento. Tal seja o caso do campo de estudo da Gestão do Conhecimento (GC) em relação a área de Ciência da Informação (CI). E assim as pesquisas relacionadas a este tema crescem dentro dos programas de pós-graduação da área de CI. O caráter interdisciplinar da CI vem sendo especialmente destacado nas linhas de pesquisa voltadas a gestão, devido entre outras coisas as suas características múltiplas, o que contempla a Gestão do Conhecimento em diversas possibilidades, dentro dos diferentes tipos de unidades de informação, fomentando a produção cientifica. Partindo dessas concepções, o presente estudo propõe o desenvolvimento de uma análise quali-quantitativa das teses e dissertações elaboradas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O objetivo foi resgatar aspectos qualitativos e quantitativos relacionados a estes trabalhos, de forma a elucidar características inerentes a produção de conhecimento científico da temática Gestão do Conhecimento dentro da área de Ciência da Informação. Os resultados iniciais demonstram a existência de teses e dissertações dentro da temática GC desde os primórdios do PPGCI da Unesp.

Palavras-chave


Ciência da Informação; Gestão do Conhecimento; Pesquisa científica; Programas de Pós-Graduação.