Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E USUÁRIOS IDOSOS: UM ENFOQUE NA UNATI UNESP/MARÍLIA
Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ana Ferreira, Jean Fernandes Brito, Caio Saraiva Coneglian, Jessica Oliveira de Souza, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti

Última alteração: 2015-06-16

Resumo


As Tecnologias de Informação e Comunicação estão em constante evolução e presentes no cotidiano das pessoas auxiliando na realização de diferentes atividades. Com o envelhecimento Humano podem surgir algumas limitações como motoras, cognitivas ou dificuldade de acompanhar as mudanças tecnológicas. Nesse sentido, o curso de informática direcionado para os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade, Unesp - Marília, proporciona a inclusão digital desse público bem como procura promover a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Paralelamente, contribui como ambiente para outras pesquisas relacionadas com o tema Arquitetura da Informação Digital em Web Sites. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, exploratória e analítica, que se desenvolveu a partir de pesquisa bibliográfica sob os temas Tecnologias de Informação e Comunicação, Envelhecimento Humano, Interação Humano Computador, Arquitetura da Informação. A Pesquisa-ação contribuiu para definir elementos que foram tabulados por meio de questionário. Sendo assim, foi possível observar a evolução da forma de utilização e acesso à internet por meio dos dispositivos e o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências informacionais digitais. Observou-se um crescimento na utilização dos dispositivos móveis e recursos tecnológicos favorecendo a comunicação e integração dos idosos no convívio social e familiar.

Palavras-chave


Tecnologias de Informação e Comunicação; Usuários Idosos; Inclusão Digital; Universidade Aberta a Terceira; Dispositivos Móveis.