Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE PESQUISA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rodrigo Barbosa de Paulo, Helen de Castro Silva Casarin

Última alteração: 2015-06-16

Resumo


O desenvolvimento da competência informacional se faz necessário desde os primeiros anos escolares. A competência informacional aprimora a capacidade das pessoas usufruírem de seus direitos humanos fundamentais, objetivando a compreensão da relação entre os processos que envolvem a competência informacional para a construção de conhecimento. Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma experiência realizada em conjunto como um grupo de professores do ensino fundamental visando a introdução da competência informacional no ensino fundamental utilizando-se a pesquisa-ação como metodologia. A pesquisa está em andamento, mas até o presente momento podemos perceber mudanças significativas no modo como os professores planejam, utilizam fontes de informação, desenvolvem pesquisa escolar com seus alunos e aplicam noções de normalização dos trabalhos.

Palavras-chave


Biblioteca Escolar; Formação de Usuários; Competência Informacional; Ensino Fundamental; Professor.