Tamanho da fonte:
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: INDICADORES DE PERFORMANCE DOS BIBLIOTECÁRIOS ATUANTES EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
Última alteração: 2015-06-16
Resumo
O ambiente universitário é reconhecido pela sociedade como um locus de conhecimento e fomento da educação. Neste espaço, as bibliotecas universitárias vêm desenvolvendo ações com intuito de sensibilizar e desenvolver habilidades de acesso e uso da informação. No contexto brasileiro, as ações relacionadas à competência em informação têm sido vinculadas, em sua grande maioria, à capacitação do usuário, ficando subtendido que o bibliotecário possui habilidade informacional suficiente para atender às demandas informacionais dos usuários. Com intuito de refletirmos sobre a performance do bibliotecário em relação às habilidades informacionais exigidas pelo contexto universitário, formulamos a seguinte questão: Na perspectiva do bibliotecário, quais indicadores de performance eles identificam ao realizarem suas atividades? O objetivo geral está em caracterizar os indicadores de performance dos bibliotecários que atuam no processamento técnico e serviço de referência, pois entendemos que ambos os serviços estão diretamente relacionados a atender às demandas informacionais do usuário. A pesquisa caracteriza-se por sua natureza aplicada, exploratória e de campo. A coleta de dados evidenciou que os bibliotecários vêm buscando a capacitação através da educação continuada. Revela ainda que são capazes de definir e articular as necessidades informacionais dos usuários, observando as questões éticas, legais e socioeconômicas que cercam o uso da informação. Concluiu-se que os bibliotecários, na sua grande maioria, possuem habilidades informacionais. Ressalta-se que essa análise se baseou em dados estatísticos que revelam um esforço real dos bibliotecários em assumir o papel de mediador da informação no contexto universitário.
Palavras-chave
Bibliotecário; Biblioteca Universitária; Competência em Informação; Indicadores de Performance.