Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
ESTUDO SOBRE OS PROGRAMAS DE PROMOÇÃO À COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
Daniele da Fonseca Garamvolgyi e Silva, Alberto Calil Júnior

Última alteração: 2015-06-16

Resumo


Objetiva traçar um panorama das ações de promoção à competência em informação realizada pelas bibliotecas que atendem aos cursos de pós-graduação em engenharia avaliados com conceitos entre seis e sete pela Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pesquisa empírica se dá através da aplicação de questionários on-line, encaminhados aos bibliotecários responsáveis por cada uma das bibliotecas e pela análise de conteúdo de documentos normativos destas unidades de informação, visando observar como os programas voltados para o desenvolvimento da competência informacional estão descritos nestes documentos e como se dá a prática das atividades de capacitação de usuários nas Instituições estudadas. Avalia a eficiência do questionário como instrumento de coleta de dados, através da aplicação de um pré-teste e sugere algumas alterações para a aplicação desta metodologia na presente pesquisa.

Palavras-chave


Competência em Informação; Biblioteca Universitária; Mediação; Educação de Usuários.