Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

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PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA AÇÃO BIBLIOTECÁRIA E AÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
Denise Bacellar Nunes, Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Emir José Suaiden, Fabiane Nogueira Freitas, Francisco Amorim dos Santos, Jane Nasser, Lídia Santos, Mara Karoline Lins Teotônio, Marcelo Augusto Dias Scarabuci, Mônica Regina Peres, Rafael Barcelos Santos, Valéria Canto Pereira

Última alteração: 2015-06-20

Resumo


Relata experiência inovadora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília em um Programa de Formação em Competência em Informação que integra docentes, discentes e bibliotecários da instituição. O programa reúne um conjunto de habilidades, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente com o currículo universitário. A ação capacita o aluno para a autonomia na busca e uso de informações significativas à sua formação. A proposta inicial se apoia na oferta de uma disciplina cujo conteúdo aborda questões de normalização, metodologia, prática de pesquisa, direitos autorais e similares. A oferta da disciplina é complementada com outros formatos de treinamentos, alguns já utilizados pela biblioteca. A ideia é que parte desses conteúdos pode ser construído por bibliotecários, apoiados pelos professores. O mais importante é destacar a biblioteca como protagonista do processo de qualificação da pesquisa institucional. Na prática há consulta e interação com os diversos materiais a partir da página da biblioteca (textos, vídeos, tutoriais, etc.) e a divulgação dos repositórios institucionais. A avaliação se dá em processo quali-quantitativo e tem como objetivo principal verificar se os alunos utilizaram nas pesquisas a documentação certificada pela instituição, se produziram resultados satisfatórios, a partir da leitura e compreensão dos materiais indicados. Destaca-se que a avaliação considera o nível do aluno em função das etapas de curriculares de cada curso.

Palavras-chave


Competência em Informação; Biblioteca Universitária; Setor de Referência; Programa de Formação para Bibliotecas; Biblioteconomia.