Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
O PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO COMO MEDIADOR NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DA UNIVERSIDADE
Ana Paula Alves Teixeira van Erven Louzada, Cassia de Deus, Daniele Fonseca, Daniele Masterson, Heloísa Helena Costa, Patricia Mendes

Última alteração: 2015-06-15

Resumo


Objetiva apontar as ações inovadoras mais relevantes proporcionadas pela mediação, que integram atividades biblioteconômicas e demandas da comunidade acadêmica para produção técnico-científica e configura a importância da disseminação em informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mostra o processo de organização dos workshops em Fonte de Informação, organizados por um grupo de bibliotecários dos Centros de Saúde e Tecnologia, como insumo às práticas inovativas. Aborda o papel do bibliotecário tanto com as antigas tecnologias, quanto as novas, para o desenvolvimento das diferentes habilidades do profissional num processo dinâmico que configura: a construção e estreitamento das relações do bibliotecário e o usuário nas diferentes atividades de pesquisa. Dessa forma, a realização dos workshops espelha também os objetivos da mediação proporcionada ao refletir sobre as temáticas, revelar os acervos e motivar debates entre pares que auxiliem a construção do conhecimento.

Palavras-chave


Mediação; Competência em Informação; Workshops; Bibliotecas Universitárias.